Artigos

Fotógrafa dá dicas para seu pet sair mais bonito na foto

Os pets podem ser fofos, mas veja como o ‘cenário’ compromete a foto
Crédito: cdorobek

Seu pet é irresistível e você não se cansa de tirar fotos do bichinho. Mas elas nem sempre saem boas, à altura do seu animalzinho. O que fazer, então? Contratar um fotógrafo? Bom, pode até ser uma opção, mas ele nem sempre estará disponível no exato momento em que seu pet fez aquela pose, sem falar do valor de uma sessão fotográfica. Mas não perca as esperanças e nem fique desiludido. A norte-americana Amanda Jones, fotógrafa especializada em pets, conta em entrevista ao site cbsnews.com, que para conseguir uma boa foto, o importante é conseguir capturar a personalidade do animal.

Amanda é muito requisitada entre os endinheirados que gostam de pets, já que cobra 1,5 mil dólares por sessão. Mas ela não tira foto só de animais da alta sociedade. A fotógrafa é voluntária do abrigo Animal Haven, onde ensina filhotes e cães adultos a mostrarem seu melhor ângulo, e assim aumentar as chances de encantar alguma família e ser adotado.

É o caso da vira-lata Esmay e da mistura de Pit Bull Garcone, que estão à procura de um lar, ou da cachorra Betty Sue, que foi abandonada por sua dona quando ela descobriu que a cadela estava ficando cega. “O que fazemos aqui é trabalhar com cada cachorro e tirar belas fotos, para que quando as imagens subirem para o site, as pessoas digam ‘Oh, eu quero aquele cachorro. Este é o meu cachorro!’ É como se fosse um Match.com para cães”, explica Amanda se referindo ao site de encontros.

Se possível, agache e fique no mesmo nível que seu pet. Ele ficará mais confortável e a foto, mais bonita
Crédito: AlmazUK

Por isso, para deixar o seu pet tão bonito quanto a top Gisele Bündchen, preste atenção nas dicas de Amanda:

Abaixe para ficar no mesmo nível do seu pet

A maioria das pessoas fica de pé para fotografar seus animais, mirando a câmera para baixo, obrigando o bichinho a levantar a cabeça. O melhor é ficar no mesmo nível do seu pet, deixando-o mais confortável e à vontade. O resultado provavelmente poderá ser visto na foto.

Use a luz natural sempre que possível

A fotógrafa acredita que as fotos que fazem mais sucesso são as que utilizam a luz indireta do sol. A luz do sol que passa através de uma janela é o ideal.

Cuidado com a desorganização

O pet pode ter saído lindo na foto, mas o ambiente atrás dele… é uma bagunça só, com papéis, revistas, roupas, xícaras, brinquedos, e mais vários objetos que estragam o cenário. Por isso, preste atenção no fundo. Arrume o local, ou se a preguiça bater, tente deixar a bagunça fora do enquadramento. Agora, se você tem um bom equipamento e sabe manejá-lo com maestria, desfoque o fundo, mantendo o foco no bichinho.

Desperte emoções em seu pet

Sabe aquela carinha que seu cachorro faz toda vez que ouve um barulho diferente? Aquela que ele inclina a cabecinha de lado e levanta as orelhinhas? Então, é essa mesma! Segundo Amanda, se conseguir registrar esse momento, o bichinho sairá com uma expressão mais doce na foto. Tente fazer o pet olhar para a câmera usando as frases favoritas dele como “quer ir passear?”, “vamos comer?”, ou qualquer outra frase ou brincadeira que melhore a expressão do animal. Mas não fale a última palavra – no nosso exemplo ‘passear’, fale apenas ‘quer ir…’ – caso contrário ele sairá correndo em direção ao portão e você pode esquecer as fotos.

Deixo-o limpinho

Antes do clique, nada como uma boa escovada na pelagem e um paninho para secar possíveis remelas nos olhos e restos de ração na boca.

Faça com que seu pet olhe para a câmera. Para tanto, petiscos são muito bem-vindos
Crédito: annia316

Petisquinhos, sempre

Nada como petiscos para prender a atenção do animal. Mas não dê tudo de uma vez. Comece aos poucos, com pequenos pedaços, mostrando que ele está recebendo o petisco porque obedeceu a sua ordem. Mas não exagere nas recompensas. Ele pode comer demais e ficar meio ‘paradão’ nas fotos.

Ajuda nunca é demais

Se possível, peça ajuda para alguém na hora de posicionar, dar petiscos e até escovar o seu animal. Assim você poderá se concentrar no melhor ângulo, enquanto uma outra pessoa se preocupa com o resto.

Haja paciência

Tenha muita paciência, afinal os animais não têm ideia do que está acontecendo e será muito comum saírem para dar voltinhas, olhar para outro canto enquanto você chama do outro lado. E não se limite a tirar poucas fotos. Tire várias. Depois é mais fácil escolher as melhores e descartar o resto. E caso decida levar seu pet a uma sessão de fotos, faça pausas para não estressar o bichinho.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Comments