Notícias

West Hollywood proíbe venda de animais em pet shops

West Hollywood, localizada na Califórnia, foi a primeira cidade norte-americana a proibir a retirada de unhas dos gatos (prática comum nos EUA para evitar arranhões nas pessoas, além de sofás, cortinas e afins) em 2003. Foi pioneira em oficializar o termo “animais de companhia” e também a primeira a implementar a isenção do imposto local para taxas de adoção.

E na última terça-feira, 16 de fevereiro, a cidade novamente inovou ao proibir o comércio de cães e gatos em pet shops. No entanto, esses estabelecimentos poderão oferecer apenas animais de abrigos. A lei começa a vigorar a partir de setembro.

Ativistas que lutavam para a aprovação da lei receberam a notícia com entusiasmo. Eles sempre defenderam a proibição, já que muitos canis cruzam seus animais indiscriminadamente, apenas visando o lucro. Já as pet shops torceram o nariz para a decisão. Os conselheiros de West Hollywood, que aprovaram a lei em unanimidade, acreditam que em pouco tempo outras cidades e Estados também irão implementar a lei.

“Você tem que começar de algum lugar”, disse Michael Haibach, vice do vereador Jeffrey Prang, que patrocinou a legislação. “Quanto mais pessoas se interessarem pela lei, melhor”. Segundo Haibach, desde que o projeto de lei começou a circular no Conselho, no início deste mês, várias cidades, Estados e até alguns países da Europa, demonstraram interesse em conhecer melhor e talvez aprovar a lei.

Hailbach espera que a nova lei incentive outras cidades a adotarem a medida, e também reforce West Hollywood como a cidade em que os “animais de companhia são tratados como seres individuais, e não produtos para serem comercializados”.

Artigo AnteriorPróximo Artigo