Artigos

Limpeza do carpete e saúde animal

Atenção na hora de limpar o carpete, já que pets adoram brincar, comer ou apenas relaxar sobre eleAtenção na hora de limpar o carpete, já que pets adoram brincar, comer ou apenas relaxar sobre ele
Crédito: Margaret Darms

Esta informação vale para pessoas que têm carpete e bicho de estimação dentro de casa. Por praticidade, muitos costumam contratar os serviços de empresas especializadas para acabar com a sujeira. E a limpeza profissional não se resume a uma esfregadinha com sabão em pó, vassoura ou removedor. Elas usam produtos químicos para deixar seu tapete limpinho e com cara de novo.

Mas, será que esses produtos fazem mal à saúde do seu pet, já que a maioria, principalmente cachorros, costuma comer biscoitinhos sobre o carpete, e ainda lamber as migalhas e restos da comida? Bom, de acordo com o Centro de Controle de Produtos Tóxicos da ASPCA (The American Society for the Prevention of Cruelty to Animals), a maioria dos produtos para limpar carpete pode ser usada com segurança em residência com bichos de estimação, desde que as instruções de uso sejam seguidas à risca. Além disso, o mercado já disponibiliza produtos que trazem na etiqueta o selo ‘produto/eco-friendly’, ou ‘livre de química’.

Segundo o site sfgate.com, se o dono ainda tiver dúvidas, o melhor é entrar em contato com a empresa de limpeza de carpetes, e perguntar sobre os produtos, se estão no prazo de validade, ou até checar se o nome da empresa aparece em alguma lista de reclamação.

Um bom conselho é manter seus animais de estimação fora de casa, enquanto a limpeza é realizada. E caso ele tenha pisado em algum produto, por exemplo, o melhor a fazer é lavar bem a pele do pet, apenas com água limpa, para não deixar nenhum resíduo.

E se você tem pássaros é preciso redobrar a atenção. Eles são muito sensíveis aos produtos químicos e às toxinas encontradas no ar. Se as dúvidas persistirem, o melhor é perguntar ao médico veterinário. Explique que pretende contratar os serviços de uma empresa para limpar os carpetes, e se possível, cite os produtos que serão utilizados. E após a limpeza fique de olho no bichinho. Caso ele apresente alguma reação, como irritação na pele, problemas gastrointestinais, ou qualquer outro tipo de alteração, vá direto ao veterinário.

Artigo AnteriorPróximo Artigo