Notícias

Cães pequenos descendem de lobos

Esse adorável cãozinho pode ser descendente dos lobos cinzasEsse adorável cãozinho pode ser descendente dos lobos cinzas
Crédito: Anthony Kelly

Embora estudiosos acreditem que o Chihuahua tenha origens no México, vivendo em uma civilização anterior aos astecas, um estudo genético realizado recentemente, revelou uma intrigante informação: todas as raças de pequenos porte podem ter sido originadas no Oriente Médio, há cerca de 12 mil anos. De acordo com o site do jornal Daily Mail, os totós também seriam descendentes dos lobos cinzas que habitavam a região.

Segundo a publicação, o estudo traçou o gene chamado IGF1, que determina o tamanho dos cachorros. Melissa Gray e Robert Wayne, da Universidade da Califórnia, foram os responsáveis pela pesquisa, e chefiaram uma equipe que cuidou de analisar o código genético de diversas populações de lobos cinzas.

Em entrevista à publicação, Melissa explicou que a mutação do gene que determina o tamanho dos cães aconteceu antes da domesticação da maioria dos animais, mas já que os totós de pequeno porte carregam uma variação desse gene, os bichos estão mais relacionados com o código encontrado nos lobos selvagens não domesticados do Oriente Médio.

Os resultados do estudo foram publicados no conceituado jornal BMC Biology.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Comments