Notícias

Livro revela que peixes têm sentimentos

Os peixes possuem uma complexa corrente de receptores que transmitem as sensações ao cérebro
Crédito: Flickr CC philopp

Para muitos, os peixes são encarados como ricas fontes de proteína e nada mais. Há até quem crie os animais como pets em suas casas, mas poucos tinham conhecimento de que os bichos, a exemplo de cães e gatos, também têm sentimentos e sofrem de dor. A constatação foi feita pela bióloga Victoria Braithwaite, autora do livro Do Fish Feel Pain? (Os peixes sentem dor?, em tradução livre).

E antes que alguém venha dizer que a autora é mais uma ativista da causa animal, ela faz questão de ressaltar que seu julgamento é imparcial, já que não é vegetariana e come peixe, sim. Em sua obra, a especialista ressalta que a ideia de que os animais são pouco inteligentes e desprovidos de sentimentos é equivocada, uma vez que eles possuem uma complexa vida emocional.

Em entrevista ao site do jornal britânico Daily Mail, Victoria defende que não existe razão para que os seres humanos não ofereçam os mesmos direitos de bem-estar já concedidos a mamíferos, aves e répteis. Isso porque foi descoberto que os peixes também possuem em sua pele detectores de dor, chamados de nociceptores, que transmitem ao cérebro do animal quando algum sinal de sofrimento é captado.

E para chegar a tal conclusão, a autora fez seus próprios experimentos injetando veneno de abelha e vinagre ao redor da boca de alguns peixes. A reação dos animais quando em contato com o veneno de abelha era visível: eles perderam o interesse pela comida até que o efeito do veneno passasse.

Estudos recentes feitos pelo Dr. Peter Laming, também biólogo marinho, revelou que os peixinhos dourados possuem uma corrente de receptores na pele que são conectados via coluna vertebral ao cérebro, levando as sensações. Basta saber agora se os peixes são cientes da dor e reagem da mesma maneira que os seres humanos e demais animais.

Artigo AnteriorPróximo Artigo