Notícias

Aves leem da esquerda para a direita

Pesquisa revela que pássaros leem da esquerda para a direitaPesquisa revela que pássaros leem da esquerda para a direita
Crédito: Flickr/CC – jpopesku1

Segundo pesquisadores da Universidade de Pádua, na Itália, os pássaros, assim como nós, ocidentais, leem da esquerda para a direita. O estudo, publicado no jornal Biology Letters, observou um grupo de Mucifraga columbiana, ou Quebra-nozes de Clark, e filhotes recém-nascidos.

As aves foram treinadas para sempre pegar o quarto objeto de uma linha, em troca de comida. A princípio, os objetos eram dispostos em uma linha vertical, diante das aves testadas. Assim que elas aprenderam a pegar o quarto objeto os cientistas passaram a colocá-los em uma linha na horizontal. Então, os Quebra-nozes continuaram a contar certinho, até chegar ao quarto, mas lendo da esquerda para a direita.

De acordo com os pesquisadores italianos, os resultados “indicam pela primeira vez a disposição para mapear um número em uma linha, da esquerda para a direita, em espécies não humanas”.

Um outro estudo, publicado no The Journal of Neurosciense, demonstra que dormir bem também ajuda os pássaros a consolidarem as informações aprendidas durante o dia, assim como os seres humanos. Os Estorninhos pesquisados apresentaram melhor desempenho no teste de memória depois de uma boa noite de sono.

Os pássaros foram treinados para responder a determinado som. Quando acertavam ganhavam um petisquinho. Ao errar, as luzes da gaiola eram apagadas. A descoberta sugere uma semelhança muito grande com os seres humanos, declararam os pesquisadores da Universidade de Chicago.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Comments