Notícias

Cão recém-aposentado ganha renomada competição

Yogi foi o primeiro Vizsla da Hungria a ganhar a competiçãoYogi foi o primeiro Vizsla da Hungria a ganhar a competição
Crédito: Reprodução Daily Mail

O prêmio Best In Show, organizado pelo Kennel Club britânico, é um dos torneios caninos mais renomados do mundo, com 79 anos de história. A competição é sempre muito aguardada pelos amantes de animais do Reino Unido, principalmente porque reúne os melhores cães de diversos países. Neste ano, a final do torneio ocorreu no último domingo, 14 de março, e teve como campeão Yogi, um Vizsla chocolate de 7 anos. O mais surpreendente, no entanto, foi a quantidade de competidores que o cãozinho superou: 22 mil animais!

De acordo com o site do jornal Daily Mail, Yogi foi declarado vencedor do concurso pouco antes de seu condutor, o húngaro John Thirlwell, anunciar a “aposentadoria” do animal. Segundo a comissão julgadora, os movimentos “poderosos, livres e encantadores” garantiram ao Vizsla um dos troféus mais cobiçados do mundo canino. Em entrevista à publicação, o treinador do cão não poupou elogios ao companheiro. “Ele é um cachorro maravilhoso, eu estou muito orgulhoso de sua vitória”. Vale lembrar que Yogi foi o primeiro Vizsla da Hungria a ganhar o concurso.

Ainda em entrevista à publicação, os organizadores do evento ressaltaram que Yogi venceu cerca de 22 mil concorrentes, de 187 raças diferentes. Os animais disputaram em suas categorias individuais durante os quatro dias do evento, e foram reduzidos a apenas sete para concorrer ao Best In Show, no último domingo. Dentre os finalistas estavam um Rottweiler, um Welsh Corgi, um Terrier Escocês e um Cão do Faraó, raça tradicionalmente encontrada na ilha de Malta.

Rico, um Scottish Terrier da Rússia, ficou com o segundo lugar no torneioRico, um Scottish Terrier da Rússia, ficou com o segundo lugar no torneio
Crédito: Reprodução Daily Mail

Repleto de surpresas, o Best in Show deste ano também foi marcado por manifestações contra os criadores de raças, acusados recentemente pela ONG PETA de criarem “monstros frankensteins em vez de cães”. Conhecido como “capitão”, um homem vestindo apenas uma sunga em formato de gato, meias e sapatos começou a correr pela arena do evento pouco antes do júri declarar Yogi como vencedor.

Apesar do manifestante ter sido retirado rapidamente do evento, o mal-estar foi instaurado. O clima da competição tem sido tenso desde 2008, após a rede de TV BBC decidir não exibir mais a competição, afirmando que torneios como esses promovem práticas nocivas aos cães, causando doenças e deformidades. A ONG RSPCA também retirou seu apoio ao evento em 2008 por causa da preocupação com o bem-estar dos animais competidores.

Artigo AnteriorPróximo Artigo