Notícias

Pets podem ganhar proteção contra violência doméstica

Legisladores de Minnesota (EUA) trabalham em um projeto de lei que visa proteger animais de estimação contra a violência doméstica. A medida foi tomada mediante a grande quantidade de casos em que cães, gatos, peixes, entre outros bichinhos, foram vítimas de ex-namorados, ou maridos. Como vingança, algumas pessoas decidem machucar, aleijar, torturar ou matar o bicho de estimação da ex.

Se o projeto for aprovado, Minnesota será o 14° Estado a incluir animais de estimação em medidas cautelares destinadas a manter os acusados longe das vítimas. Segundo a Associated Press, vários advogados revelaram que cerca da metade das mulheres agredidas vive em situação de perigo e com medo, pensando no que poderia acontecer com seus animais de estimação, quando os ex as abandonam. Muitas também confessam que optam viver ao lado de pessoas violentas com medo de que algo possa acontecer com seus pets.

De autoria do deputado democrata Michael Paymar, o projeto de lei pretende adicionar pets em uma lista de proteção, algo semelhante à custódia temporária dos filhos, aproximação apenas com ordem do juiz e pedidos de aconselhamento.

O projeto foi aprovado pela Assembleia, mesmo com uma pequena oposição por parte dos interessados nas implicações para pessoas com porte de arma. Agora o projeto está na fila de espera do Senado.

Caso aprovado, o projeto de lei poderá evitar mortes como a do gatinho Ozzie, de apenas cinco meses. Durante um conturbado e violento relacionamento, o bichinho costumava confortar Lara Peterson. Um dia, quando voltou para casa, encontrou o corpo de Ozzie em um saco de lixo. Ela acredita que ele foi morto pelo seu ex-namorado. “Que tipo de mensagem a pessoa quer passar quando mata o gato que já foi deles? Isso é aterrorizante”, declarou Lara, que ainda ficou mais seis meses com o possível culpado, até ele quebrar algumas de suas costelas. “Foi quando eu percebi que eu realmente tinha que ir”, desabafou a dona de Ozzie.

Lara decidiu contar sua história aos legisladores para apoiar o projeto de lei.

Artigo AnteriorPróximo Artigo