Notícias

Professor cria sistema que monitora animais

Ao pensar em formas de melhorar a relação afetiva entre as pessoas e seus bichinhos de estimação, o professor Rodrigo de Souza Jacomini, do curso de Mecatrônica do Senai de Sorocaba, criou um sistema de monitoramento e controle de água e ração, via internet, o Personal Web Pet, segundo informações do jornal Cruzeiro do Sul.

O invento surgiu de uma ideia simples: por meio de uma câmera de vídeo conectada à web, é possível ficar de olho no cãozinho ou no gato enquanto eles ficam sozinhos em casa, dosar a quantidade de ração e de água e, além disso, iluminar o espaço onde eles estiverem. Jacomini usou a própria cachorrinha como cobaia, a Cristal, da raça Lhasa Apso.

A partir de um computador, notebook ou até mesmo de um celular com acesso à internet, o projeto permite ao responsável alimentar, conversar e interagir com o animal de qualquer parte do mundo e a qualquer momento.

O sistema é adequado principalmente quando os donos estão no trabalho, ou ainda, precisam viajar e passar mais tempo longe de casa. Além disso, auxilia na segurança do bichinho e da casa, pois dispensa a interferência de terceiros.

Jacomini calcula que todo o sistema, que faz uso de um software, custe em torno de dois mil reais, mas o dono do pet pode instalar quantas câmeras quiser e adequar às necessidades de monitoramento de seus animais de estimação. Agora o professor irá patentear o seu invento.

Com essa boa ideia, Jacomini conquistou a Medalha de Bronze na etapa estadual (270 concorrentes) e a Medalha de Prata (2º lugar), na fase nacional do Inova Senai, competição de tecnologia e inovação realizada na sede do Riocentro, no Rio de Janeiro, que aconteceu neste mês. Foram 132 inscritos de todo o País e 40 selecionados para a final.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Comments