Notícias

Governo inglês proíbe cães em 72 parques

O objetivo da medida é deixar os parques mais limpos e seguros para as crianças brincaremO objetivo da medida é deixar os parques mais limpos e seguros para as crianças brincarem
Crédito: Flickr/ CC – brianna.lehman

Os donos de cães que costumavam passear com seus peludos pelos parques de Newark e Sherwood, em Notthinghamshire, estão sem rumo. Isso porque uma nova medida governamental proibiu a circulação de animais em 72 parques locais, ou seja, quase a soma total de áreas verdes dos distritos ingleses. De acordo com o site do jornal Daily Mail, quem descumprir a norma pagará multa de 75 libras, algo em torno de 200 reais.

Com a nova lei, os moradores da região encontram-se desolados por não ter restado praticamente opções de parques para passear com seus animais. A medida foi tomada devido ao grande acúmulo de fezes deixadas por alguns donos. Em entrevista à publicação, a gerente-executiva da ONG Dogs Trust declarou que a decisão governamental foi excessiva, já que todos os cães não podem ser punidos por uma minoria de donos irresponsáveis.

Além disso, Clarissa Baldwin ressaltou que “no Tratado de Bem-Estar Animal ficou definido que os animais devem expressar seu comportamento natural e isso inclui atividades físicas ao ar livre”. A preocupação maior, no entanto, é com os donos de cães mais idosos, que teriam que se deslocar para áreas muito distantes para levar seus animais para passear.

Em sua defesa, a prefeitura de Newark e Sherwood disse que os donos de cães continuam livres para passear com seus pets em diversas áreas, restringindo-se apenas a não frequentar aquelas onde a nova lei se aplica. Alan Batty, secretário de Meio Ambiente, explicou que a prefeitura precisou tomar as rédeas da situação para garantir locais seguros e limpos para que as crianças possam brincar.

Artigo AnteriorPróximo Artigo