Artigos

Para bicho ou para gente?

Se no passado levar o pet ao veterinário já era considerado um luxo, imagine submetê-lo a sessões de massagem, exames de tomografia computadorizada e até aplicação de botox? Pois saiba que a medicina também evoluiu para os amigos peludos e tem disponibilizado uma infinidade de serviços e facilidades para mantê-los com a saúde em dia. Confira a seguir.

Cirurgia plástica

Os donos responsáveis e antenados bem sabem que os procedimentos cirúrgicos estéticos, como o corte nas orelhas ou remoção da cauda estão proibidos por lei no País. Por outro lado, as cirurgias corretivas estão sendo muito utilizadas. As mais comuns são para a correção de entrópio (pálpebras viradas para dentro) ou ectrópio (pálpebras viradas para fora), problemas que costumam aparecer mais em cães das raças Chow Chow, Shar Pei e Pug, além de gatos Persas. Animais que sofreram algum tipo de acidente como atropelamentos, queimaduras ou brigas também são grandes beneficiados das cirurgias reconstrutoras, nas quais são necessários enxertos de tecido.

Dentista

Sim, cães e gatos também precisam escovar os dentes, caso contrário podem acabar na cadeira de um dentista! Isso porque a famosa placa bacteriana pode atingir as boquinhas desprotegidas dos pets, causando dor, mau hálito e, principalmente, a doença periodontal, mais conhecida como tártaro.

De acordo com Roberto Fecchio, veterinário especialista em odontologia, a infecção é grave e, apesar de não ter cura, pode ser controlada com antibióticos. “Ela facilita a entrada de bactérias na corrente sanguínea, que, por sua vez, chegam ao coração do animal, rins, fígado, entre outros órgãos, sem falar na perda progressiva dos dentes.”

Massoterapia

Mais que promover o relaxamento, as sessões de massoterapia em pets colaboram para uma série de benefícios. As técnicas de reiki, anmá, shiatsu e até drenagem linfática tratam dores musculares crônicas geradas por doenças como artrite, ou mesmo quedas. As técnicas também são recomendadas para os animais estressados, agressivos e ansiosos, como explica o massoterapeuta Walfrido Barbosa: “a massoterapia não substitui consultas a um veterinário, mas as massagens funcionam muito bem como terapia complementar para tratar tanto problemas comportamentais
quanto físicos”.

Plano de saúde

Já imaginou ser pego desprevenido bem quando seu pet mais precisa, como em um caso de doença? Para isso não acontecer, algumas empresas estão disponibilizando planos de saúde para cães e gatos, assim, a prevenção e os possíveis tratamentos não sairiam tão caros e fora do orçamento do dono.

Por um valor mensal fixo, os pets têm direito a vacinação, exames laboratoriais, internações e consultas de rotina, sem contar na facilidade do dono em escolher um plano mais adequado ao seu pet. Em pacotes “standards”, por exemplo, o bichinho tem direito a uma cobertura nacional de serviços. Só vale ficar de olho no período de carência, para poder usufruir de todos os benefícios do plano.

Artigo AnteriorPróximo Artigo