Artigos

Guloseimas do bem

Quem tem bicho de estimação bem sabe que, às vezes, torna-se impossível resistir aos seus apelos. Com aquela carinha fofa, estão sempre rodeando a mesa em busca de comida, inclusive doces.

O problema é que os petiscos extras nem sempre são saudáveis e podem levar a uma série de doenças, como diabetes, problemas cardíacos, entre outros. “O açúcar e outros ingredientes presentes nos sorvetes e em outras sobremesas são extremamente prejudiciais à saúde dos pets”, alerta Carla Alice Berl, diretora do Hospital Veterinário Pet Care.

Mas já que driblar o olhar pidão do totó nem sempre é fácil, a veterinária explica que algumas opções caseiras de gelatina e cubinhos de caldo de frango congelados são alternativas para os pets mais exigentes.

Quer aprender a fazer? A receita é simples: cozinhe por 20 minutos, na panela de pressão, meio quilo de carcaça ou partes de frango, uma colher de chá rasa de sal, dois talos de salsão, meia cebola e um litro de água. Coe o caldo e leve para a geladeira por uma hora. “Depois desse tempo, a gordura do alimento ficará sobrenadante. Retire com uma colher”, ensina Carla. Com o caldo, você pode tanto misturar com um sachê de gelatina sem sabor e levar à geladeira ou colocá-lo no congelador em forminhas de gelo.

Teste de qualidade

E para conferir se as receitinhas (caldo com gelatina e a outra sem) agradam o paladar do amigo peludo, a dona-de-casa Cristina de Oliveira aceitou o convite da PetMag para dar as guloseimas ao seu pet. Che, um simpático e espoleta Dachshund, aprovou os petiscos. “Ele aceitou a gelatina com mais naturalidade que os cubinhos de gelo, mas no final parece ter gostado bastante dos dois”, relata a proprietária de Che. Ela conta que o cãozinho é muito agitado e que costuma dar petiscos como ossinhos para ele se distrair. “Agora vou passar a fazer a gelatina e o gelinho também, já que são mais naturais.”

E para quem ficou preocupado com a quantidade de sal que vai na receita, a veterinária explica que não há riscos para animais saudáveis e propõe, inclusive, algumas substituições. “A receita pode ser feita com carne cozida, mas é preferível a carcaça do frango por causa do colágeno do alimento.” Ela orienta ainda que, apesar de saudáveis, as guloseimas não podem ser dadas em demasia. “Cães de pequeno porte devem ganhar dois cubos, os de porte médio até três e animais de porte grande ou gigante, de cinco a seis.”

Sorvete bom para cachorro

Já para os que preferem uma sobremesa mais rápida e prática, as irmãs veterinárias Thais e Juliana Mucher acabam de lançar o Ice Pet, um sorvete desenvolvido especialmente para os bichos. A guloseima está disponível nos sabores morango, creme e menta, e tem em sua fórmula ingredientes inofensivos à saúde dos animais, respeitando suas necessidades e limitações. Vale lembrar, no entanto, que o sorvete não é recomendado para aves, répteis e outros mamíferos que não os cães. Pets diabéticos ou com hipersensibilidade à lactose também não devem ingerir o produto. As veterinárias explicam que a ideia surgiu com o objetivo de criar um petisco gostoso e diferente e que, em breve, novos sabores serão lançados. “Queríamos um produto que, além de refrescar, atendesse a vontade dos bichinhos”, afirmaram as irmãs, que expandirão o campo de atuação da capital para o interior do estado de São Paulo.

Artigo AnteriorPróximo Artigo