Notícias

Cães participam das manifestações na Grécia

Para sites, um cão em especial está em todas as manifestações gregasPara sites, um cão em especial está em todas as manifestações gregas
Crédito: Reprodução/El País

Não são apenas os gregos que saíram às ruas de Atenas para protestar contra as medidas econômicas adotadas para tirar a Grécia da crise. Em meio aos manifestantes, curiosamente, foi notada a presença de cães, que percorreram as ruas da capital do país, e foram clicados por fotógrafos. Em pouco tempo eles se tornaram sensação na internet nos últimos dias, segundo a agência de notícias Associated Press.

Com uma coleira azul, indicando que foram neutralizados pelas autoridades da cidade, os vira-latas atenienses devem estar procurando por companhia e, por enquanto, não há lugar melhor do que as manifestações. Ao longo dos anos, fotógrafos têm documentado a presença de vários cães amarelados em violentos protestos contra o governo, latindo e mostrando seus dentes à polícia, talvez querendo dar sua opinião canina.

Um deles, Kanellos (canela em grego, por causa de sua cor) usou a Escola Politécnica de Atenas como base e foi um constante companheiro de manifestantes anarquistas por mais de uma década, até morrer, em julho de 2008. O cãozinho tinha sua própria página no Facebook, com quase 1,9 mil fãs e uma canção dedicada a ele.

Gás lacrimogêneo parece não afetar o cãoGás lacrimogêneo parece não afetar o cão
Crédito: Reprodução/El País

E parece que um novo manifestante canino entrou em ação nesta crise. Outros cachorros amarelados foram registrados e, para alguns sites, existe a possibilidade de um cão em especial estar marcando ponto em todos os protestos. Já a AP diz que nas suas fotos, pelo menos, há dois cães diferentes atacando a polícia nas manifestações.

Os cães parecem ser imunes aos efeitos do gás lacrimogêneo, mas ficam muito assustados quando os policiais usam as granadas de efeito moral. Embora os policiais não sejam hostis com os manifestantes de quatro patas, a natureza de seu trabalho não lhes permite dar atenção aos animais.

Sejam um ou mais, talvez os cães atenienses só queiram que seu latido seja reconhecido, e que o país saia logo desta crise.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Comments