Notícias

Cães atletas participam de Campeonato Brasileiro de Agility

Os melhores atletas do Brasil concorrem a duas vagas no MundialOs melhores atletas do Brasil concorrem a duas vagas no Mundial
Crédito: Divulgação / Assessoria de Imprensa

É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem. Já em clima de Copa do Mundo, nada mais emocionante que torcer pela seleção brasileira. Depois de muito preparo físico, chega a hora dos jogadores mostrarem seu desempenho em campo. E no mundo animal não poderia ser diferente. Em se tratando de esportistas caninos que disputam o Campeonato Brasileiro de Agility, a emoção é garantida.

A competição, mais conhecida como “Brasileirão dos Cães”, acontece nos dias 5 e 6 de junho, no Hotel Fazenda Clube de Cãompo, localizado em Itu – no interior de São Paulo. A final do evento é Organizada pela CBA – Comissão Brasileira de Agility e vai definir os campeões nacionais das categorias que vão disputar o mundial do esporte.

Já famoso por agregar duas unanimidades entre os brasileiros – esporte e animais – o campeonato é aberto ao público em geral e tem entrada liberada para cães, o que atrai tanto esportistas quanto amantes do universo pet. “Ano passado, no Campeonato Paulista de Agility recebemos mais de três mil pessoas em um dia de evento”, lembra o proprietário do Clube Aldo Macellaro Jr. “Neste ano, com a competição nacional aliada ao feriado de Corpus Christi o público com certeza vai ser ainda maior”.

O esporte

Considerado um esporte de habilidade, o Agility é baseado em provas hípicas. Praticado por duplas formadas de cão e condutor tem por objetivo percorrer uma pista composta por diferentes obstáculos no menor tempo possível e com o menor número de faltas, ou seja, é preciso ser rápido e cuidadoso para não derrubar, esquecer ou errar nenhuma parte da prova. Os obstáculos aprovados pelos órgãos que regulam o esporte são: saltos, viaduto ou muro, mesa, passarela, gangorra, rampa, slalom, túnel aberto, túnel fechado, pneu e salto em distância.

Outra regra que torna a modalidade ainda mais encantadora é que o animal não pode ser tocado, nem estar preso por guias e coleiras durante o percurso. “Isso demonstra o entrosamento que existe entre o dono e o cão, que encontram prazer em completar cada uma das etapas que compõe a pista”, pontua.

Além de competitivo, o Agility também traz benefícios ligados à saúde e ao comportamento dos animais aos praticantes. O esporte também é uma boa oportunidade para incentivar humanos sedentários a prática esportiva, ao ar livre e em ótima companhia.

Responsabilidade Social

O evento agrega ainda uma ação solidária em prol de uma entidade assistencial da cidade. Para participar, público e patrocinadores podem fazer doações de alimentos não perecíveis.

Os animais abandonados também ganham espaço no evento que, em parceria com a ASPA – Associação de Socorro e Proteção aos Animais de Itu – promoverá uma feira de doação de animais e uma campanha de conscientização em relação à posse responsável.

Serviço

Campeonato Brasileiro de Agility
Quando: sábado 5 e domingo 6 junho, a partir das 9h
Local: Clube de Cãompo – Rodovia SP 300 (Dom Gabriel Paulino Bueno Couto), km 94,5 – Itu/SP
Entrada e estacionamento: Gratuitos
Tel: (11) 4897-9518 / 9968-4729

Artigo AnteriorPróximo Artigo