Notícias

Roubo de tartarugas preocupa britânicos

Donos são aconselhados a manter suas tartarugas dentro de casa para evitar furtosDonos são aconselhados a manter suas tartarugas dentro de casa para evitar furtos
Crédito: Reprodução/Telegraph

As recentes leis que restringem a comercialização de répteis no Reino Unido fez surgir um problema até então, pouco conhecido pelos britânicos: o tráfico ilegal de animais. Também conhecido como mercado negro, as principais vítimas têm sido as tartarugas domésticas que são furtadas da casa de seus donos e depois revendidas. Um animal pode ser vendido por até 6 mil libras, segundo revelou o site do jornalTelegraph.

Os roubos ocorrem, geralmente, durante o verão, período em que os répteis costumam frequentar o jardim de casa em busca de sol. De acordo com John Hayward, que coordena o registro de roubos de animais no país, houve um aumento de 40% em 2009, quando comparado ao mesmo período de 2008. E para proteger as tartarugas de possíveis furtos, John orienta os donos a instalarem sistemas de segurança em suas residências, além de microchiparem seus pets.

“Principalmente com a microchipagem torna-se possível o rastreamento do animal. As pessoas não podem esconder os bichos roubados para sempre. Obviamente, se os animais forem levados para outro país, fica um pouco mais complicado de encontrá-los, mas se permanecerem no Reino Unido, nós geralmente os encontramos”.

John, que trabalha em parceria com a polícia e detetives britânicos, explica que o aumento desse tipo de crime se deu por causa na mudança da legislação para o comércio de répteis. No final de 2009, o Departamento de Meio Ambiente, Alimentação e Agricultura, juntamente com a União Contra Crimes da Vida Selvagem elegeu as tartarugas como prioridade no quesito preservação. Se os animais forem maiores que 10 cm, eles precisarão ser microchipados e não poderão ser vendidos sem a comprovação que nasceram e foram criados em cativeiro.

As exigências governamentais fizeram o valor dos répteis subir consideravelmente. Tanto que, Zeus, um exemplar de 44 kg, roubado de um santuário de animais em 2009, chega a valer incríveis 6 mil libras, algo em torno de 10 mil reais. Felizmente, o animal foi rastreado após ser vendido a um novo dono. O sequestrador de Zeus recebeu pena de 10 semanas de prisão, além de mais 80 horas de serviços comunitários.

Artigo AnteriorPróximo Artigo