Notícias

Suricatos viram moda entre os ingleses

Suricatos são vendidos como bichinhos de estimaçãoSuricatos são vendidos como bichinhos de estimação
Crédito: Reprodução/ Mail Online

Recentemente, os suricatos têm dividido espaço com cães e gatos à venda em pet shops da Inglaterra. A espécie ficou famosa por aparecer em filmes como Madagascar e também em propagandas na TV inglesa, o que pode ter estimulado essa nova “onda”. Na última semana, a imprensa local já havia reveladado a história de um casal que adotou, dois exemplares, mas parece que o assunto é mais grave do que parece.

Isso porque apesar de ser um mercado vantajoso para seus criadores – os bichos podem ser comprados por 900 libras cada – será que esse animal selvagem se dá bem em um ambiente doméstico?

Animais são separados de seus irmãos de ninhadaAnimais são separados de seus irmãos de ninhada
Crédito: Reprodução/ Mail Online

Segundo informações do site Mail Online, a ONG RSPCA (Sociedade Real para a Prevenção da Crueldade aos Animais – tradução livre), diz que essas criaturas são totalmente inadequadas para serem mantidas como animais domésticos.
Suricatos selvagens costumam viver em grupos de 10 a 30 animais e estão acostumados a cavar, mas nas lojas ficam sozinhos em jaulas minúsculas. Para vendê-los, a maioria é separada de seus irmãos de ninhada, o que causa grande trauma psicológico no bichinho, levando-o até a mastigar a própria pata. Ele também pode causar danos a seu dono, com seus dentes afiados. Infelizmente, nada impede os pets shops de vendê-los – nem a lei.

Não há legislação que proíba a venda dos suricatos na Inglaterra. Os proprietários têm o “dever de diligência” para seus animais de estimação e têm de cumprir as suas “necessidades comportamentais e sociais”. Mas essas regras são difíceis de aplicar no caso dos bichinhos selvagens. Também não é necessário uma licença para tê-los, então é impossível de estimar o número de suricatos sendo mantidos como animais de estimação.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Comments