Notícias

Formigas escolhem casa por meio de radiotransmissores

SXC Greg Zbrozek - As soldadinhas não brincam em serviço e sabem muito bem o que estão fazendo title=As soldadinhas não brincam em serviço e sabem muito bem o que estão fazendo
Crédito: SXC Greg Zbrozek

A formiga é famosa por sua persistência e trabalho duro, mas o inseto está prestes a ganhar mais uma característica a seu favor: a inteligência. Isso porque uma pesquisa britânica recente revelou que os pequenos animais escolhem seus ninhos de maneira mais eficaz e assertiva que os seres humanos.

De acordo com o site do jornal The Times, a descoberta foi possível devido a micro transmissores de rádio acoplados nas costas das formigas, que auxiliaram a detectar como elas escolhiam o local adequado para formar seus formigueiros. Os cientistas da Universidade de Bristol, no Reino Unido, concluíram que os insetos escolheram o local de melhor qualidade, muito embora ele fosse até nove vezes mais longe que outra alternativa menos qualificada.

Outra descoberta intrigante a respeito das formigas, é que quando elas decidem se mudar, um grupo de exploradoras vai na frente para avaliar o melhor local a ser escolhido. Ao fim do estudo, constatou-se que cerca de 41% dos insetos que resolveram ficar no lugar mais próximo, mas de piores recursos, resolveram mudar-se para o local mais longe e melhor. Já o oposto, ocorreu com apenas 3% delas.

Artigo AnteriorPróximo Artigo