Notícias

Manual de boas maneiras com as aves

txtDesc - txtCreditoMovimentos bruscos podem assustar as aves
Crédito: Wikimedia/CC Alan Levine

Dentre as diversas opções de animais de estimação, você não quis saber de cães ou gatos. Pois bem, se você escolheu uma ave para criar e é “dono de primeira viagem”, a PetMag te dá uma forcinha. Segundo o ornitólogo Ed Morgan, em entrevista ao site de notícias Examiner, uma das primeiras coisas que você precisa saber é como manipular o pássaro corretamente. Outro ponto importante é em relação aos visitantes em sua casa, bem como a rotina da família. Um ambiente equilibrado torna seu bichinho menos propenso a ter problemas no futuro, como a automutilação. Confira mais dicas a seguir.

Mova-se devagar

Quando estiver na mira de seu pássaro, você deve manter seus movimentos lentos, pois movimentos rápidos podem provocar o instinto predador de qualquer ave. Algumas pessoas acham engraçado quando o animal tenta atacar, e até o estimula, instigando sua Cacatua, por exemplo, a levantar a crista (coisa que ela faz quando se sente ameaçada). Com esse tipo de comportamento, não será estabelecida a confiança entre você e seu pássaro, e ele pode considerá-lo uma ameaça potencial, e não um amigo querido.

Fale suavemente

A ave também não aprecia sons altos. Para elas, geralmente, os sons altos indicam ameaça, o que pode assustá-las em vez de se sentirem seguras em sua casa. Esse comportamento também as incentivará a gritar quando bem entenderem, e bem alto. Se a ave o ver gritando, mesmo que você esteja discutindo pelo telefone, ela irá encarar isso como um comportamento aceitável, e começará a fazer a mesma coisa.

Não tenha medo

Se você tiver medo de ser bicado, seu pássaro vai sentir seu desconforto e achará que há algum problema. A probabilidade de ser bicado é maior se você demonstrar medo. Caso você não consiga se controlar, comece com um pássaro pequeno antes de se aventurar no mundo dos papagaios, que têm bicos maiores. Não deixe que sua insegurança atrapalhe o relacionamento que você pode ter com seu pássaro e lute contra esta fobia. Mas em primeiro lugar, enfrente o medo antes de levar qualquer ave que seja para casa.

txtDesc - txtCreditoDê brinquedos para que sua ave se distraia
Crédito: Flickr/ CC – The_Gut

Nunca agite, bata, ou chacoalhe a gaiola, ou o pássaro

Esse é o maior erro para quem deseja ter uma ave, pois prejudica a confiança que você precisa construir com ela. A confiança é essencial para o relacionamento e você deve trabalhar para, além de construí-la, mantê-la. As aves não respondem bem ao reforço negativo. Então, você precisa lutar contra a vontade de corrigir o mau comportamento do pássaro batendo nele, ou em sua gaiola. Basta um acesso de raiva para destruir o relacionamento entre você e o bichinho e não recuperá-lo mais.

Papagaios precisam brincar

Assim como nós, essas aves precisam de tempo para brincar e aproveitar a vida. Certifique-se de dar muitos brinquedos a ela, além de um “playground” onde possa brincar, e não apenas ficar sozinha em um poleiro. Dedique um tempo de seu dia para interagir com o papagaio, da mesma forma que você faria com uma criança. Eles gostam de jogos diferentes, como esconde-esconde, por exemplo. Pássaros gostam de rasgar papel, madeira ou qualquer coisa que fique em torno de seus bicos. Seja criativo, mas certifique-se de que o objeto não representa nenhum perigo para o bichinho.

Aves precisam de rotina

Assim como as crianças, os pássaros também precisam de um cronograma. Eles se comportam melhor quando sabem a hora de esperar por alimento, água, gaiola limpa, e o tempo que passarão com você. Mantendo um horário, você corre menos risco de ter um pássaro gritando desenfreadamente, mas sim uma ave “bem-ajustada”, e feliz.

txtDesc - txtCreditoCom o pássaro fora da gaiola, aumentam as chances dele fugir ou ser atacado
Crédito: Flickr/ CC – Ed Yourdon

Nunca leve seu pássaro para passear sem a gaiola

Muitos locais têm predadores de um tipo ou de outro, e uma gaiola adequada manterá sua ave segura quando você a levar ao veterinário, por exemplo. É ótimo levar o bichinho para passear, no entanto, também é uma ótima maneira de você perder seu pássaro. Ele pode voar para longe ou ser atacado por um predador, portanto, uma gaiola adequada é essencial quando você leva seu pássaro para fora de casa.

Nunca aperte seu pássaro

Aves são criaturas frágeis, e você nunca deve apertá-las. Esta também é uma boa maneira de ser bicado, pois os bichinhos não gostam de ser presos. As crianças pequenas têm o costume de apertar os animais quando elas têm a oportunidade de segurá-los, portanto, isso é previsível e deve ser evitado. Os ossos do bichinho podem ser facilmente quebrados, então é melhor segurá-lo corretamente, e nunca tentar segurá-lo de outra forma a não ser que o pássaro deixe o poleiro e voe até sua mão, dedo, ou braço.

Pássaros precisam de “uma folga”

Assim como você, sua ave também precisa de uma “folguinha”. Até mesmo os pássaros mais ativos gostam de ter um pouco de tempo para se concentrarem em suas próprias atividades. Portanto, certifique-se de que sua rotina reserva um tempinho para que seu pássaro tire um cochilo, enquanto você lê um jornal, ou navega na internet.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Comments