Notícias

Compreenda o latido do seu cão

Através dos latidos, os cachorros conseguem se comunicar com os seres humanos e também com seus companheiros - Flickr/ CC – misshapinessAtravés dos latidos, os cachorros conseguem se comunicar com os seres humanos e também com seus companheiros
Crédito: Flickr/ CC – misshapiness

Ao contrário do que muitos possam supor, o latido dos cães não é meramente para pedir comida ou incomodar a vizinhança. Estudos recentes apontam que latir é uma das formas dos cachorros se comunicarem desde os tempos mais antigos.

Para o animal, com o latido é possível identificar a presença de outro de mesma espécie, a direção que ele se encontra, a distância e até mesmo o nível de reciprocidade e intenção do cão emissor. Já, fora da vida selvagem, os sons produzidos pelos cães são tão peculiares que alguns donos juram conseguir identificá-los.

De acordo com o veterinário norte-americano Nicholas Dodman, em entrevista ao site da seguradora Pet Insurance, o cachorro pode, por exemplo, emitir um latido de excitação e alerta quando um amigo da família se aproxima da residência, no entanto, esse som poderá sair um pouco mais agressivo caso a pessoa seja um desconhecido. Além disso, alguns estudiosos já cogitam a ideia de o mesmo latido poder ter mais de um significado.

O especialista explica ainda que é possível aplicar a linguagem corporal de humanos também em cães. Observando as atitudes do animal, o dono já consegue entender o que ele deseja sem a ajuda do latido. Assim como as pessoas, que gesticulam e usam expressões faciais, os amigos peludos também já são capazes de fazer o mesmo.

Para finalizar, o dr. Nicholas explica que, obviamente, o latido canino não é tão sofisticado quanto a comunicação entre humanos. No entanto, isso não os impede de tentar cada vez mais usar intensidades, tonalidades, rosnados e “resmungos” diferentes para melhor interagir com os donos.

Artigo AnteriorPróximo Artigo