Artigos

Suplementos probióticos previnem doenças em pets


Os suplementos probióticos auxiliam a equilibrar a flora intestinal dos pets, deixando-os mais dispostos - Flickr/ CC - mccun934
Os suplementos probióticos auxiliam a equilibrar a flora intestinal dos pets, deixando-os mais dispostos
Crédito: Flickr/ CC – mccun934

Assim como os humanos, os pets também ficam estressados com a rotina, ou mesmo com as mudanças repentinas no dia a dia. E para manter o equilíbrio e a qualidade de vida deles, é fundamental uma alimentação adequada e saudável. Caso isso não ocorra, uma série de doenças oportunistas podem acontecer, devido à baixa imunidade.

Para ajudar na busca desse equilíbrio, os alimentos probióticos já fazem parte da vida das pessoas, estando presentes no leite fermentado, iogurtes e nas bebidas lácteas. Eles contêm os chamados “lactobacilos vivos”, que melhoram o funcionamento do intestino. Já para os pets, os probióticos podem ser encontrados em suplementos alimentares, formulados à base de um mix de “bactérias benéficas” que compõem a flora intestinal canina e felina.

De acordo com a médica veterinária Mariana Diniz, da unidade Ourofino Saúde Animal, no corpo dos bichos, mais precisamente no intestino, vivem muitas bactérias. Há aquelas “más” e as “boas”. Quando encontradas em animais saudáveis, esses organismos vivos convivem harmoniosamente, mas em determinadas situações estressantes, como a mudança de rotina, por exemplo, há um aumento da quantidade de bactérias “más”. Esses organismos podem levar o animal a ficar doente.

O probiótico funciona como complemento da ração e deve ser usado com orientação veterinária - Flickr/ CC - rmateiO probiótico funciona como complemento da ração e deve ser usado com orientação veterinária
Crédito: Flickr/ CC – rmatei

Segundo a médica, “o termo probiótico significa ‘a favor da vida’ e esses suplementos são os que fornecem bactérias capazes de trazer benefícios ao trato gastrointestinal”. Para ela, no caso de um animal doente, os probióticos ajudam no combate do desequilíbrio do intestino. Com o restabelecimento do equilíbrio, os animais absorvem melhor os nutrientes oferecidos, apresentam menos problemas digestivos e se tornam menos susceptíveis a doenças.

“A ação dos suplementos ocorre pela promoção de uma microbiota intestinal abundante e saudável, impedindo, desta forma, a aderência e crescimento de bactérias prejudiciais ao organismo e garantindo o bom aproveitamento dos alimentos ingeridos”, complementa a veterinária.

Apesar de seus benefícios vale lembrar que os probióticos devem ser ingeridos pelo animal como complemento da ração, e não deve ser consumido sem a indicação médica. “Os probióticos não são considerados remédios, porém, a sua utilização deve ser feita sob orientação de um médico veterinário”.

A dra. Mariana ressalta ainda que os suplementos podem ser oferecidos a filhotes, adultos, cadelas e gatas que vão ser ou que já são “mamães” e também a animais idosos. “Os probióticos não apresentam contra-indicações, mas existem situações onde sua utilização é mais recomendada e o organismo será mais beneficiado por seus efeitos”, finaliza.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Comments