Artigos

Gravidez psicológica

Gravidez psicológica - CC FlickrGravidez psicológica
Crédito: CC Flickr

Quando a cadelinha Nikita, aos 8 meses de vida, começou a desenvolver leite nas mamas sem jamais ter cruzado, sua dona, a estudante de medicina veterinária Débora Cruz não teve dúvidas. Sua Yorkshire estava sofrendo de gravidez psicológica, também conhecida como falsa prenhez ou pseudociese.

De acordo com o dr. Marcelo Quinzani, diretor clínico do Hospital Pet Care, localizado na zona Sul de São Paulo, o problema acomete a maioria das cadelas não castradas após o cio. “Os animais que ovulam continuam sob influência da progesterona por 2 a 3 meses. Acredita-se que a queda abrupta do hormônio nesse período induza um aumento súbito da prolactina, responsável pela produção do leite.”

As alterações a que o médico se refere são bem conhecidas pela carioca Carolina Mondaini, dona de Liz e Dallas, da raça Cocker Spaniel Inglês. Ambas sofreram de gravidez psicológica por mais de uma vez, como conta a veterinária. “A Liz ficava mais grudada com os brinquedos, tinha o comportamento de cavar e fazer ninho e ficava ofegante, além das tetas inchadas e com leite. A Dallas fi cava mais irritadiça, não fazia tanto ninho.”

Segundo o dr. Marcelo, apesar de relativamente comum, o problema pode ser evitado. Se castradas, muito dificilmente as cadelas vão sofrer de gravidez psicológica, embora haja uma exceção. “Na castração durante o diestro (60 dias após o cio), as altas taxas de progesterona podem fazer com que surjam os sinais de pseudociese logo depois da cirurgia. Isso por que a queda abrupta do hormônio induzida pela remoção dos ovários vai causar a elevação súbita da prolactina e, assim, o surgimento do leite.”

Questão de instinto

Apesar da falsa prenhez ter uma explicação médica, há estudiosos que defendem que essa alteração comportamental nos cães é remanescente de seus ancestrais. Quinzani explica que, quando ainda eram selvagens, era comum nas matilhas todas as fêmeas entrarem no cio no mesmo período. “Assim, aquelas que por ventura não ficassem grávidas teriam condições de ajudar as outras no cuidado dos filhotes, inclusive na amamentação.”

A castração evita os sintoma indesejados da gravidez psicológica - CC FlickrA castração evita os sintoma indesejados da gravidez psicológica
Crédito: CC Flickr

Outra curiosidade sobre a gravidez psicológica é que o comportamento é raro em gatas – atinge apenas cerca de 10% delas – sendo inexistente nas aves. Também vale lembrar que o problema pode se tornar mais grave do que aparenta. Fique atento a sinais como distensão abdominal e aumento da glândula mamária. Isso porque a produção de leite excessiva pode levar à mamite e abscesso da glândula mamária, causando dor e desconforto ao animal. Nesses casos, o dr. Marcelo recomenda a consulta com um veterinário de confiança que passe a medicação correta para secar o leite da cadela, bem como o uso de um colar que evite que a fêmea fique lambendo as mamas.

Para suavizar a dor de suas cadelinhas, Carolina admite que prefere fazer uso da homeopatia e compressas com água morna no local, em vez de utilizar medicamentos, muito embora o tratamento não tenha surtido muito efeito com Dallas. “Nas duas vezes que ela sofreu do problema, os sintomas demoraram cerca de um mês ou mais para passar.” Segundo o dr. Marcelo, no entanto, isso não é muito comum, já que felizmente, todos os sinais de falsa prenhez terminam em duas ou três semanas.

Artigo AnteriorPróximo Artigo