Artigos

Plantas e pets dentro de casa

Plantas e pets dentro de casa - CC FlickrPlantas e pets dentro de casa
Crédito: CC Flickr

Os animais de estimação têm um papel tão importante em nossas vidas que até mesmo o mercado de publicações se deu conta disso e resolveu investir pesado neles. Tanto que o botânico Gil Felippe separou um capítulo inteirinho de seu novo livro para falar sobre a temática, na obra Venenosas – plantas que matam também curam, lançado pela editora Senac. No livro, que conta com as belas aquarelas de Maria Cecília Tomasi, o autor ensina botânica de maneira descontraída, explicando o poder tóxico e também os benefícios de algumas inofensivas plantinhas de jardim. E como não são apenas os humanos que podem conviver com elas, Felippe reservou algumas páginas especialmente para tratar de cães e gatos, alertando sobre o perigo que algumas espécies podem representar aos bichinhos. Confi ra a entrevista exclusiva concedida à PetMag.

Gil Felippe acaba de lançar a obra 'Venenosa - plantas que matam e também curamGil Felippe acaba de lançar a obra ‘Venenosa – plantas que matam e também curam”
Crédito: Divulgação

PetMag – O que te levou a escrever um capítulo sobre o perigo que as plantas podem representar aos pets?

Felippe – O livro fala sobre as plantas com substâncias tóxicas, algumas prejudiciais para todos os animais, incluindo o homem. Já, outras, só para o homem ou para os domésticos, como cães e gatos. Devido ao interesse do público pelos animais, pensei que seria importante dedicar um capítulo específico para eles.

PetMag – No caso das aves de estimação, todas as frutas podem ser oferecidas a elas?

Felippe – Não, nem todas. O abacate, por exemplo, não pode, por ser tóxico. O mesmo vale para o cacau, prejudicial para as aves e também para gatos, cavalos e porcos. Já as sementes do algodão causam anormalidade nos ovos dos pássaros, portanto, são desaconselhadas.

PetMag – Qual o risco de oferecer frutos como a macadâmia aos animais?

Felippe – Curiosamente, a macadâmia é venenosa somente para os cães, não afetando nenhum outro bicho ou o homem. Ela causa no cão fraqueza, depressão, vômito, tremores, hiper termia e pode levá-lo à morte. O animal pode apresentar um só desses sintomas ou mais de um. Doze horas depois da ingestão, o bicho terá dificuldade de sustentar-se nas pernas traseiras. Se não houver complicações, ele conseguirá se recuperar em 48 horas. Vale lembrar que doses de macadâmia iguais ou superiores a 2,5 g por quilo de peso do animal já são prejudiciais.

A ingestão de algumas plantas pode levar o pet à depressão - CC FlickrA ingestão de algumas plantas pode levar o pet à depressão
Crédito: CC Flickr

PetMag – Por que frutas como a uva e o abacate não podem ser dadas aos gatos?

Felippe – Hoje em dia, acredita-se que a uva possa causar danos aos felinos, em razão de uma toxina ainda pouco estudada pela ciência, que ataca os rins. Já o abacate é tóxico para cães, gatos, coelhos, aves, entre outros animais, causando vômito, diarreia, inflamação das glândulas mamárias, no caso dos coelhos, e até falha cardíaca em cabras. A toxina persina foi isolada recentemente. Ela passa da semente (o caroço) para a polpa do fruto. Não constam efeitos nocivos nos humanos, a não ser em indivíduos com alergia a fruta.

Artigo AnteriorPróximo Artigo