Notícias

Vacinação contra raiva no Rio de Janeiro

Doença atinge os mamíferos e pode ser mortal em quase 100% dos casos - Flickr/ CC - rockmixerDoença atinge os mamíferos e pode ser mortal em quase 100% dos casos
Crédito: Flickr/ CC – rockmixer

Com o objetivo de cumprir o cronograma de vacinação nacional contra raiva, a cidade do Rio de Janeiro começa, no próximo sábado, 7 de agosto, a 1ª Etapa da Campanha Rio sem Raiva 2010.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil da cidade, a vacinação ocorrerá das 8h às 17h, lembrando que a meta é vacinar 528 mil cães e 152 mil gatos. Ao todo, 1.080 postos fixos e móveis estarão à disposição da população, incluindo postos de saúde, escolas e associações de moradores.

Ainda segundo a prefeitura, a campanha terá cinco etapas, abrangendo todos os bairros do município. Esta primeira fase atenderá à população da Zona Portuária, Centro, Catumbi, Rio Comprido, Cidade Nova, Estácio, Santa Tereza, Mangueira, Benfica, São Cristóvão, Praça da Bandeira, Tijuca, Alto da Boa Vista, Maracanã, Vila Isabel, Andaraí, Grajaú, Ilha do Governador e Zona Sul.

No dia da vacinação, é importante que os donos levem seus cães com coleira e guia, sendo desaconselhado que crianças os conduzam. Animais agressivos devem estar com focinheira, enquanto os gatos, por serem naturalmente mais assustados, devem ser levados em caixas de transporte para evitar acidentes e fugas.

Lembrando que animais doentes não devem ser vacinados. Casos como diarreia, secreção ocular ou nasal, falta de apetite, ou bichos pós-operados recentemente devem esperar a recuperação total primeiro. Já cães e gatos a partir dos três meses podem ser vacinados sem problemas. A Secretaria de Saúde avisa ainda que as agulhas utilizadas são descartáveis e a vacinação é gratuita, além de precisar ser reaplicada anualmente.

Os donos de animais que quiserem esclarecer outras dúvidas e obter informações sobre a listagem dos postos na cidade podem ligar para o Telessaúde (21) 3523-4025.

Confira aqui a lista completa dos locais para a vacinação.

Artigo AnteriorPróximo Artigo