Notícias

Campanha de vacinação contra raiva é suspensa

Sintomas como prostração, hemorragia, convulsões, dificuldade respiratória, vômito e até mesmo choque anafilático atingiram quase 600 animais que receberam a vacina antirrábica em São Paulo. O alto índice de problemas motivou a suspensão indeterminada da campanha de vacinação 2010 em todo o Estado.

Em nota, a Secretaria Municipal da Saúde lamenta o ocorrido e solicita aos proprietários de animais que foram vacinados nos primeiros quatro dias de campanha (16 a 19 de agosto) que os observem e, caso apresentem alguns dos sintomas citados 36 horas após a vacinação, entrem imediatamente em contato com Centro de Controle de Zoonoses para mais informações pelos telefones 0XX/11/ 3397-8900/ 8957/ 8918/ 8916.

A medida de suspensão foi tomada na última quinta-feira, 19 de agosto, pela Secretaria Estadual de Saúde. Coube à secretária-adjunta, Clélia Aranda fazer o anúncio, explicando ainda que caberá ao Instituto Pasteur, órgão da secretaria, investigar os óbitos e as reações graves. De acordo com o jornal O Globo, a campanha já havia sido interrompida no município de Guarulhos devido às 40 reações adversas, que resultaram na morte de seis animais, enquanto no Rio de Janeiro, cães e gatos também apresentaram problemas.

Ainda segundo a publicação, a maior parte das reações foram observadas em gatos, por serem mais sensíveis, além de cães com até 6,5 kg. Só na capital paulista foram vacinados mais de 121 mil animais, dos quais, 567 apresentaram sintomas considerados graves pela Secretaria de Saúde.

Artigo AnteriorPróximo Artigo