Notícias

Cães incentivam a cooperação no ambiente de trabalho

Cães no ambiente de trabalho trazem mais confiança, entrosamento e união entre funcionários - Flickr/ CC – WyscanCães no ambiente de trabalho trazem mais confiança, entrosamento e união entre funcionários
Crédito: Flickr/ CC – Wyscan

Trabalhar em grupo é uma habilidade que não é para todos. Não é à toa que as agências de recursos humanos têm buscado pessoas com esse perfil, afim de melhorar a produtividade no ambiente de trabalho. Mas parece que existe uma forma de melhorar ainda mais o desempenho dos funcionários. Como? “Contratando” um cachorro.

De acordo com um estudo realizado por pesquisadores de Michigan, EUA, a presença de cães no local de trabalho ajuda no espírito de cooperação de funcionários. Os resultados foram divulgados pela revista The Economist, que revelou ainda a metodologia que os especialistas utilizaram.

O estudo da Universidade Central de Michigan reuniu cães e humanos em grupos com a seguinte tarefa: criar um anúncio de 15 segundos para um produto qualquer. Cada grupo era formado por quatro indivíduos, que tinham de contribuir com ideias e chegar a um acordo sobre o melhor anúncio.

Em alguns dos grupos, no entanto, um cachorro foi incluído como novo participante. Ao final da tarefa, todos os voluntários responderam a um questionário dizendo como se sentiram sobre o trabalho em grupo. A conclusão do teste foi que os grupos que tinham um cão para interagir e aliviar a tensão atingiram as pontuações mais altas em relação à confiança, entrosamento e união da equipe.

A conclusão, segundo a The Economist, é bem clara: cães realmente contribuem para melhorar o ambiente de trabalho. Vale ressaltar, no entanto, que o cachorro em questão precisa ser bem comportado, obediente e amigável. Agora, o próximo passo da equipe é experimentar a reação dos humanos com peixes, gatos e cães-robôs.

Artigo AnteriorPróximo Artigo