Notícias

Cadela ajuda crianças a surfar

Ricochet aprendeu a surfar com sua dona e hoje atua em uma ONG incentivando jovens com deficiência - Reprodução/ Daily MailRicochet aprendeu a surfar com sua dona e hoje atua em uma ONG incentivando jovens com deficiência
Crédito: Reprodução/ Daily Mail

Existem animais com dons realmente especiais. Alguns deles desempenham funções como guia para deficientes visuais, outros são terapeutas, enquanto outros são instrutores de surfe. Apesar de parecer incrível, é exatamente esse o trabalho da labradora Ricochet.

De acordo com o jornal Daily Mail a cadelinha ajuda crianças com deficiência a perderem seu medo de água, incentivando-as a surfar. À princípio, Ricochet foi treinada para ser cão guia, mas devido ao seu temperamento espoleta (ela adora perseguir pássaros pela rua), não se adaptou ao cargo.

Convencida de que sua cadela poderia desempenhar uma função em prol dos outros, Judy Fridono, dona do animal, começou a dar aulas de surfe à Ricochet, em uma praia perto de sua casa, na Califórnia. “Comecei ensinado a ela lições de equilíbrio e coordenação”, contou Judy.

A labradora já recebeu mais de 30 mil dólares em doações para ajudar crianças com deficiência física - Reprodução/ Daily MailA labradora já recebeu mais de 30 mil dólares em doações para ajudar crianças com deficiência física
Crédito: Reprodução/ Daily Mail

Em entrevista à publicação, a americana contou ainda que a cadela dá segurança às crianças. “Seu equilíbrio é tão bom que ajuda a estabilizar a prancha de surfe das crianças que nunca surfaram na vida. Ricochet passa segurança, já que elas sabem que ela está lá fazendo companhia”.

Desde que se tornou profissional do surfe, a cadela de dois anos atua em uma entidade, ajudando crianças com deficiência a desenvolverem confiança em si mesmas em uma prancha. A Fundação Surfe Adaptado tem como objetivo ensinar a todos que desejam aprender como surfar, não importa o quão deficiente a pessoa seja.

Um dos agraciados com o dom de Ricochet foi o pequeno Ian McFarland, de seis anos. Ele sofreu um acidente de carro em 2008 que o deixou com danos no cérebro. Segundo a publicação, apesar do menino já ter surfado com o pai antes do acidente, depois do ocorrido ele ficava muito ansioso e com medo.

Ao descobrir que poderia tentar a terapia com Ricochet, rapidamente Ian aceitou a proposta e já fez uma série de melhoras. Além de ajudar com a recuperação do garoto, a labradora também conseguiu doações no valor de 5 mil dólares para o tratamento de Ian.

Ricochet é tão famosa que tem até seu próprio perfil no Facebook, onde tem mais de 11 mil amigos.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Comments