Notícias

Cães e aves terapeutas visitam idosos

O projeto conta com a colaboração de duas calopsitas e uma agapórnis - Divulgação/ Assessoria de ImprensaO projeto conta com a colaboração de duas calopsitas e uma agapórnis
Crédito: Divulgação/ Assessoria de Imprensa

Em mais uma tarde de descontração e alegria, os animais terapeutas do Projeto Pêlo Próximo compareceram ao Centro de Convivência da Terceira Idade – CAMP, em Jacarepaguá, RJ. A visita ocorreu no último sábado, 18 de setembro, e teve como principal objetivo promover atividades e exercícios fisioterápicos com bolinhas, escovação de pelos e muito carinho.

O grupo conta hoje com a colaboração de 23 cães, duas calopsitas, uma agapórnis e 30 voluntários, e tem como objetivo proporcionar momentos de alegria aos seus visitados, realizando atividades como agility, show dog, boliche, futebol, contato direto com os pets terapeutas, além de exercícios para estimular o raciocínio e trabalhar a motricidade fina dos pacientes.

Nas visitas às instituições infantis, o projeto conta com o Pet Health. Nessa atividade, as crianças assumem a função de médicos mirins, colocam máscaras de cirurgia e são estimuladas a explorar o corpo dos cachorros, escutam o coração, simulam a aplicação de injeção, de curativos, medicam com água, e no final fazem o diagnóstico do animal.

Durante a visita dos animais os idosos puderam escovar o pelo e brincar com os cães - Divulgação/ Assessoria de ImprensaDurante a visita dos animais os idosos puderam escovar o pelo e brincar com os cães
Crédito: Divulgação/ Assessoria de Imprensa

Roberta Araújo, coordenadora do projeto, explica que a proposta do Pêlo Próximo é realizar um trabalho diferente, trazendo para o centro das atenções o cão, que é o principal instrumento de trabalho da entidade. “Esses animais promovem verdadeiros milagres, eles mudam completamente a rotina de nossos visitados, estimulam o exercício, o raciocínio e principalmente recuperam a auto-estima dos pacientes”.

Lembrando que para participar do projeto, todos os cães precisam estar vacinados e vermifugados, passar por uma avaliação comportamental, apresentar um atestado veterinário que comprove sua saúde e, principalmente, não podem demonstrar qualquer tipo de agressividade.

Artigo AnteriorPróximo Artigo