Artigos

O último adeus

Mais comum em outros países, o sepultamento de pets ainda é recente no Brasil. - CC FlickrMais comum em outros países, o sepultamento de pets ainda é recente no Brasil.
Crédito: CC Flickr

Encarar a morte de um ente querido não é uma tarefa fácil. Quando a situação envolve a perda de um animal de estimação, para muitos, a dor é a mesma ou até superior. Isso porque com os avanços da medicina veterinária, cães e gatos estão vivendo mais, aumentando assim o tempo de convivência com a família. Quem já perdeu um bichinho sabe exatamente o sentimento. E pensando justamente em atender pessoas enlutadas que algumas empresas têm se especializado no sepultamento e cremação de animais.

A ideia de proporcionar um adeus adequado aos bichos de estimação não é novidade fora do Brasil. Em Paris, na França, por exemplo, o Cimetière des Chiens é considerado o mais antigo cemitério público de cães do mundo. O local foi criado em 1899, depois que a prefeitura baixou um decreto determinando que os animais deveriam ser enterrados a pelo menos 100 metros de distância de alguma residência, em vez de serem apenas lançados no Rio Sena, como acontecia até então.

Após a cremação, donos podem realizar uma cermônia em memória do animal falecido. - CC FlickrApós a cremação, donos podem realizar uma cermônia em memória do animal falecido.
Crédito: CC Flickr

Mais de um século se passou desde então. Milhares de cemitérios e crematórios surgiram pelo mundo, inclusive, no Brasil. No Pet World Crematório de Animais, por exemplo, toda a região sul do País é atendida desde 2005. De acordo com o porta-voz da empresa, eles oferecem o serviço de cremação para todos os animais, desde roedores a equinos. Os valores para o serviço variam de 150 reais a 500 reais conforme o porte do animal. Na categoria individual, o dono pode gastar de 350 a 500 reais, mas existe a opção de cremação coletiva, ou seja, três ou mais pets cremados em conjunto, que torna o serviço mais em conta.

Velório e cantinho da saudade

Criado em 2000, o Clube Pet Memorial disponibiliza o serviço de crematório para a região da grande São Paulo. Animais de todos os tipos também são atendidos. O diferencial da empresa é o oferecimento das urnas funerárias personalizadas de acordo com a raça do bichinho, podendo ser feita de madeira, granito, bronze pequeno e bronze grande.

Os bichos cremados podem ser guardados em umas de bronze, madeira ou granito. - CC FlickrOs bichos cremados podem ser guardados em umas de bronze, madeira ou granito.
Crédito: CC Flickr

O empresário Giovane Vassalo Filho, que procurou pelo serviço, afirma que não pensou duas vezes ao optar por cremar Pretinha, sua SRD falecida devido a um câncer de mama há cerca de dois anos. “Quando ela nos deixou, entramos em contato com o crematório, que veio retirá-la e prepará-la para a cremação. Eu e minha família pudemos acompanhar todas as etapas. Algo, de fato, muito emocionante.” E para facilitar a vida dos donos, que já passam por um momento tão delicado, as empresas oferecem o transporte para a remoção do corpo, seja domiciliar ou em clínicas veterinárias, além de proporcionar locais específicos para a realização do velório.

No Clube Pet Memorial, essa cerimônia poder ser feita em duas salas, uma ecumênica e outra católica, com a imagem de São Francisco de Assis, padroeiro dos animais. O velório dura em média 50 minutos e deve ser agendado com antecedência no setor administrativo. O Pet World Crematório também oferece o serviço, cabendo aos donos organizar a cerimônia, mas a sala de despedida é cedida sem custo adicional. O velório dura cerca de 30 min. Com o aumento de empresas que investem no setor, as mais antigas acabam oferecendo serviços diferenciados para não perder mercado.

O Clube Pet Memorial disponibiliza ainda um Cinerário, espécie de gruta medieval aberta à visitação, onde as urnas podem ser deixadas permanentemente caso os donos não queiram levá-las para casa. Já o crematório Pet World dispõe do “Cantinho da saudade” e a “Lápide virtual”, locais na web para o dono deixar fotos de seu pet, fazer homenagens e contar sua história.

Serviço

Pet World Crematório
End: Mario Strapasson, nº 5 Bairro Imbuial – Colombo, Paraná
Tel: (41) 3663-6335 (Curitiba e região) e (47) 3367-4957 (Balneário Camboriú e região)
Site: www.petworldcrematorio.com.br

Clube Pet Memorial
End: Avenida Sadae Takagi, n. 860, na saída do Km 20 da Rodovia dos Imigrantes – São Bernardo do Campo
Tel: (11) 4343-0000 e 3243-1511
Site: www.petmemorial.com.br

Artigo AnteriorPróximo Artigo