Notícias

Cão quase extinto reaparece na Coreia do Sul

Cães são conhecidos por espantar os maus espíritos e serem muito leais - Reprodução/ ReutersCães são conhecidos por espantar os maus espíritos e serem muito leais
Crédito: Reprodução/ Reuters

Famosos por espantar maus espíritos e serem extremamente leais aos donos, os cães da raça Sapsaree já estiveram à beira da extinção. Originários da Coreia do Sul os cachorros foram praticamente dizimados durante a invasão japonesa em terras sul coreanas entre os anos de 1910 e 1945. De acordo com a agência Reuters o exército do Japão matou milhares de cães para retirar sua pelagem e fazer casacos para suportar o rigoroso inverno na Guerra da Manchúria.

Felizmente, a raça tem sido recuperada aos poucos graças aos esforços de um grupo de geneticistas. O número de cães da raça chegou a ser reduzido a apenas oito durante os anos 80, mas o professor Ha Ji-Hong, da Universidade Nacional Kyungpook, tem se empenhado para melhorar essa realidade.

“A possibilidade do Sapsaree ser extinto para sempre foi um choque e me acordou para o desafio de reviver a raça,” afirmou o geneticista à agência de notícias. A partir de uma mistura de técnicas avançadas de genética com reprodução tradicional, ele conseguiu tirar a raça do risco de extinção.

Primeiro, Ha Ji-Hong conseguiu desenvolver uma população de 50 a 100 exemplares e nos cinco anos seguintes o número já alcança surpreendentes 500 cães reprodutores. De temperamento dócil e companheiro, o Sapsaree, que também é conhecido como Sapsali, foi reconhecido em 1992 pelo governo sul coreano como tesouro nacional.

Artigo AnteriorPróximo Artigo