Notícias

Projeto de lei quer proibir a importação de peles de animais domésticos

Os grupos de proteção e defesa animal acabam de ganhar uma importante batalha na Câmara dos Deputados. Isso porque foi aprovado pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável o Projeto de Lei 5284/09, do deputado Felipe Bornier (PHS-RJ), que proíbe a importação de peles de cães, gatos e animais selvagens exóticos, além dos artigos delas derivados.

De acordo com a Agência Câmara a importação só será permitida para fins educacionais e científicos. Em entrevista à publicação o deputado Fernando Gabeira (PV-RJ), relator da proposta, destacou que em diversos países já existe essa preocupação e que o Brasil deve caminhar na mesma direção.

“Em todo o mundo, movimentos em defesa dos animais têm protestado contra o comércio de peles e demandam que seus países proíbam essa atividade. Assim, o comércio de peles de cães e gatos já foi banido na União Europeia e nos Estados Unidos”, declarou o parlamentar.

Gabeira lembrou ainda que o comércio de peles de animais é reforçado pela indústria da moda e por consumidores que associam o uso de casacos de peles a uma vida de glamour e luxo. Ele destaca que, para fazer um único casaco, são necessários 100 chinchilas, onze raposas, 27 guaxinins ou 30 coelhos, por exemplo. “Todos são submetidos a inúmeras crueldades para alimentar unicamente a vaidade do mundo da moda”.

A proposta, que tramita em caráter conclusivo, ainda precisa ser analisada pelas Comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Comments