Notícias

CCZ de Santo André recebe treinamento sobre leishmaniose

Na próxima segunda-feira, 29 de novembro, funcionários e médicos veterinários do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Santo André participarão de uma palestra sobre Leishmaniose Visceral e Febre Maculosa. As doenças acometem tanto os cães quanto os seres humanos, podendo levá-lo à morte. O treinamento será ministrado por Fabiana Frazão, médica veterináriada da Intervet/Schering-Plough Animal Health, e acontece às 9h, no Parque Escola.

Segundo os organizadores, o objetivo do evento é treinar e capacitar os profissionais do CCZ da cidade a aperfeiçoarem seus conhecimentos e adotarem medidas eficazes na prevenção dessas doenças graves. “A leishmaniose, por exemplo, já chegou à região do ABC. Por isso, é preciso muita atenção na prevenção para que a doença não se dissemine ainda mais”, alerta Frazão.

Durante sua palestra, a médica veterinária abordará a importância da utilização de coleiras impregnadas com deltametrina a 4% nos cães, princípio-ativo repelente e inseticida, recomendado pela Organização Mundial de Saúde como uma das ferramentas auxiliares na prevenção da zoonose.

A leishmaniose é transmitida, principalmente, através da picada de um mosquito conhecido popularmente como “mosquito palha”. O cachorro tem um importante papel na manutenção da doença no ambiente urbano, visto que pode permanecer sem sintomas mesmo estando doente. Quando não tratada, pode evoluir para óbito em mais de 90% das ocorrências. Na América Latina, ela já foi detectada em 12 países e, destes, cerca de 90% dos casos acontecem no Brasil.

Já a febre maculosa é uma doença transmitida pelos carrapatos que apesar de haver cura, há o óbito em 20% a 40% dos contaminados. Seus sintomas mais comuns são febre intensa, dor de cabeça, náuseas, vômito e falta de apetite.

Serviço:

Palestra sobre Leishmaniose Visceral e Febre Maculosa

Quando: 29 de novembro, às 9h
Local: Parque Escola (Centro de Educação de Práticas Fundamentais), na Rua Anacleto Popoti, 46 Vila Valparaiso – Santo André

Artigo AnteriorPróximo Artigo