Notícias

Governo proíbe o uso de vacina antirrábica

Depois da suspeita de que a vacina antirrábica produzida pelo laboratório Bio-Vet não é segura o suficiente o Ministério da Agricultura emitiu um comunicado na última terça-feira, 30 de novembro, prodibir proibindo o uso do produto. O medicamento foi utilizado durante a campanha de imunização de cães e gatos realizada pelo Ministério da Saúde em outubro e pode ser o responsável por reações adversas e até mesmo a morte em alguns animais.

Com a decisão, os lotes do produto definitivamente deixarão de ser usados e uma nova campanha deverá ser feita no próximo ano. Segundo informações do jornal O Estado de São Paulo, um dos lotes da vacina será incinerado, enquanto outros dois serão devolvidos para a empresa.

Caberá também ao laboratório Bio-Vet substituir os medicamentos por produtos mais seguros. Até o momento já foram repassadas para o governo três milhões de vacinas produzidas pela empresa Merial. Ainda não há previsão de quando será realizada uma campanha com as novas vacinas, mas é provável que isso ocorra após janeiro de 2011.

De acordo com o documento oficial divulgado pelo Ministério da Agricultura 637 animais que receberam a vacina produzida pelo laboratório Bio-Vet apresentaram efeitos colaterais. A Secretaria da Saúde, no entanto, apresentou números bem mais expressivos: 1,4 mil casos graves e 217 mortes.

Vale lembrar que antes das vacinas serem utilizadas, elas foram testatadas em laboratórios oficiais e nada irregular e nehuma alteração que justificasse as mortes e reações foi encontrado.

Artigo AnteriorPróximo Artigo