Artigos

Filhotes de presente: cuidados antes da compra

Crédito: Flickr/ CC – wsilver - Veterinária recomenda que a compra dos filhotes seja feita em um estabelecimento seguro, limpo e confiávelCrédito: Flickr/ CC – wsilver
Veterinária recomenda que a compra dos filhotes seja feita em um estabelecimento seguro, limpo e confiável

Resistir a carinha fofa de um filhote pode ser praticamente impossível, o que acaba motivando muitos a escolherem um cãozinho ou bichano para presentear alguém querido. O desejo de acertar e, ao mesmo tempo, ser criativo, faz com que alguns cogitem dar um filhote, algo que pode ser um grande acerto, mas também pode se transformar em um “mico”, se não houver bom senso por trás da decisão.

E como avaliar se um bichinho pode ser um bom presente? Primeiramente, é preciso verificar se a pessoa deseja e tem disponibilidade e condições financeiras para cuidar do pet. Também é adequado não esquecer: trata-se de um presente para muitos anos. “Bicho não é descartável”, orienta a médica veterinária da PremieR Pet, Keila Regina de Godoy. Acompanhe a seguir as dicas dadas pela especialista.

Perfil do dono

É fundamental saber se o dono é adulto, criança ou idoso, quais os seus hábitos de vida e nível de atividade. Isso porque deve haver sintonia entre o bicho e seu proprietário, ou seja, eles devem ter o mesmo “pique”. Temperamentos parecidos permitem que bicho e dono se tornem companheiros. Nesse quesito, vale ressaltar: nem sempre o animal mais bonitinho (esteticamente) é o mais adequado.

Tamanho do pet

As crianças devem ser orientadas para que não tenha comportamentos inadequadas com os bichinhos - Flickr/ CC – Divine in the DailyAs crianças devem ser orientadas para que não tenha comportamentos inadequadas com os bichinhos
Crédito: Flickr/ CC – Divine in the Daily

O porte do animal é outro aspecto que merece atenção. Animais grandes precisam de espaços maiores. Crianças pequenas e idosos podem não dar certo com animais de maior porte se não houver adestramento. No caso de crianças, é importante educá-las para lidar com o animal e evitar comportamentos inadequados, como brincadeiras agressivas.

Tempo

Não é uma boa ideia presentear com um cão uma pessoa que passa todo o tempo fora de casa. O bicho sofre, mesmo aquele de temperamento mais tranquilo e menos dependente. Nesse caso, vale cogitar outra espécie de animal, como o gato, que é um pet de hábitos sanitários práticos, silencioso, independente e noturno. Naturalmente, ele tende a despertar para brincadeiras após as 18h, horário mais compatível com quem trabalha fora o dia todo.

Condições do animal

Decidido qual será o bicho presenteado é hora de tomar cuidado na aquisição. Vale evitar as feiras em vias públicas e procurar um canil de boa procedência, olhar as instalações, a conservação e higiene. Para se precaver de comprar “gato por lebre”, também é válido pedir para conhecer os pais do filhote.

Saúde e higiene

Para se certificar de que o bicho está em boas condições de saúde, verifique se não há secreção nasal, ocular, espirros e tosses. Informe-se também se o filhote foi vacinado e vermifugado. É de extrema importância ainda que o proprietário leve o bichinho em um veterinário de confiança. O profissional será o “pediatra” dele durante toda a vida.

Artigo AnteriorPróximo Artigo