Notícias

Corvos têm inteligência aguçada, diz estudo

SXC elvis santana - Aves estudadas fabricam suas próprias ferramentas title=Aves estudadas fabricam suas próprias ferramentas
Crédito: SXC elvis santana

Eles causam medo e até repugnância em algumas pessoas devido à fama de trazer mau agouro. Os corvídeos, uma família de aves que inclui corvos e gralhas, surpreendentemente viraram o jogo recentemente e provaram que têm valor. De acordo com o jornal Science, as aves têm uma tremenda capacidade para memorização, além de poder aplicar raciocínios complexos e até mesmo criar e usar ferramentas.

Desde 2002, pesquisas com essa família de aves vem sendo feitas. Betty, um corvo da Nova Caledônia, foi um dos primeiros exemplares a ser estudado, e teve a divulgação de suas habilidades no jornal Science. Não demorou muito para que outros estudiosos atentarem para a inteligência dos corvos. Recentemente, pesquisadores da Universidade de Oxford testaram como os animais selecionavam ferramentas. Para isso, foi colocado um mini-balde cheio de comida dentro de um tubo e vários pedaços de arame, alguns retos e outros com pontas de gancho.

O objetivo era descobrir se os corvos escolheriam os arames dobrados para pescar os baldes. Surpreendentemente, os animais escolheram os arames retos para pescar o balde, mas usaram o bico para entortá-lo, e fazer seu próprio gancho. A próxima etapa do estudo é tentar descobrir porque esse grupo de aves tem habilidades tão desenvolvidas.

Artigo AnteriorPróximo Artigo