Notícias

Border Collie aprende 1022 palavras

Chaser aprendeu as 1022 palavras ao longo de três anos de estudo - Reprodução/ Daily MailChaser aprendeu as 1022 palavras ao longo de três anos de estudo
Crédito: Reprodução/ Daily Mail

Os cães da raça Border Collie são considerados os mais inteligentes do mundo, segundo o ranking de inteligência canina desenvolvido por Stanley Coren. E não há quem discorde diante de casos como o de Chaser, uma esperta cadela de seis anos. O cãozinho foi capaz de aprender nada menos que 1022 nomes de brinquedos!

De acordo com o jornal Daily Mail Chaser sabe mais palavras que qualquer outro animal. Coube aos psicólogos Alliston Reid e John Pilley a missão de ensinar a cadela ao longo de três anos. O resultado bem-sucedido prova que, pelo menos, parte do que os donos conversam com seus pets pode ser compreendido por eles.

Além de ter aprendido as 1022 palavras Chaser também é capaz de classificar os brinquedos por tamanho e função, algo que as crianças aprendem a partir dos três anos de vida. “Nós não estamos querendo dizer que os cães podem aprender da mesma forma que as crianças, mas o estudo mostra que eles são capazes de assimilar mais palavras do que pensávamos”, disse o prof. Reid.

As “aulas” de Chaser duravam cerca de cinco horas diárias, período que ela era testada por diversas vezes com o objetivo de saber se ela conseguia associar o nome aprendido ao brinquedo. O estudo foi realizado pela Universidade de Wofford, na Carolina do Sul, em etapas. À princípio, todos os brinquedos foram apresentados à Chaser pelo nome. Em seguida, grupos de vinte peças eram escolhidas aleatóriamente e a cadela tinha que indicar o brinquedo correspondente ao nome.

Segundo a publicação ela realizou testes semelhantes por 838 vezes, das quais acertou sempre, no mínimo, 18 dos 20 nomes de brinquedos. O estudo foi publicado pela revista New Scientist.

Em 2004, outro cão da raça Border Collie também ficou famoso por sua inteligência, essa, bem mais modesta. O animal conhecia 200 palavras. Já Chaser, dentre os nomes aprendidos, estão: homem-aranha, canguru, urso, chimpanzé, free willy, bombeiro, entre outros.

Artigo AnteriorPróximo Artigo