Notícias

Dia dos Namorados: riscos e emergências com os pets

Os chocolates são tóxicos para cães e gatos e devem ser mantidos longe dos animais - Flickr/ CC – on_the_wingsOs chocolates são tóxicos para cães e gatos e devem ser mantidos longe dos animais
Crédito: Flickr/ CC – on_the_wings

O famoso Valentine’s Day (Dia dos Namorados) é comemorado em quase todo o mundo nesta segunda-feira, 14 de fevereiro. Na data é comum a troca de presentes, e entre eles, os chocolates e flores são os mais populares. O problema é que a comemoração pode acabar em tragédia caso os cães e gatos acabem ingerindo alimentos inadequados.

O alerta vem da empresa norte-americana Trupanion, seguradora de planos de saúde para animais. A época é uma das que mais ocorrem acidentes e emergências com os animais de estimação, depois de festas como Natal, Ano Novo e Dia de Ação de Graças. As intoxicações alimentares ou alergias causadas por plantas são as mais comuns.

Confira a seguir os principais vilões do Dia dos Namorados para o seu bichinho e como evitar alguns problemas graves.

Chocolate

O doce contém cafeína e teobromina, que são altamente tóxicos para os animais. Sua ingestão pode causar sérios danos ao coração e cérebro dos pets. Para evitar acidentes é importante manter os bombons bem longe de cães e gatos.

Laços de presente

Laços e fitas de presente deixadas no chão ou sofá podem facilmente chamar a atenção dos animais, principalmente, dos gatos. Os animais podem acabar ingerindo o enfeite, sendo necessário a intervenção cirúrgica para a retirada do produto.

Álcool

Mesmo uma pequena quantidade de álcool pode ser mortal para cães e gatos. Portanto, procure não deixar restos de bebida em copos espalhados pelo chão ou em locais que os pets possam alcançar.

Flores

Algumas flores, como o Lírio, são particularmente tóxicas para os gatos, enquanto as Tulipas podem causar irritação no estômago, vômitos e diarreia nos cães. Portanto, mantenha as plantinhas também longe dos animais, especialmente, dos bichanos.

Velas

Os jantares à luz de velas podem ser românticos, mas podem acabar causando um incêndio, além de queimaduras graves nos bichinhos de estimação. A dica é jamais deixar as velas acesas enquanto não estiver por perto para observar qualquer acidente.

Ursinhos de pelúcia

Os mimos contêm peças que podem ser engolidas pelos pets, como nariz, olhos e botões. Certifique-se de que os ursinhos são seguros para serem oferecidos como brinquedo para os pets ou não.

Artigo AnteriorPróximo Artigo