Notícias

Cão campeão de competições gera três filhotes 20 anos após sua morte

A criadora Robyn Price dá as boas vindas aos filhotes - M&YA criadora Robyn Price dá as boas vindas aos filhotes
Crédito: M&Y

Ele pode estar morto há quase duas décadas, mas isso não impediu que o cão vencedor de competições gerasse três filhotes.

O sêmen de Troy, um fox terrier, foi congelado em 1989, no primeiro episódio de fertilização in vitro executada em animais.

Veterinários reproduziram a técnica para inseminar artificialmente Star, neta de Troy, com o esperma do campeão.

Agora a criadora Robyn Price comemora a ninhada de Star nascida de 8 de julho: três saudáveis filhotes de fox terrier – dois machos e uma fêmea.

A especialista gastou quase 9 mil reis para armazenar o esperma e realizar o tratamento para a inseminação. “Um cateter foi usado no processo de fertilização. É fascinante o fato de um material guardado há tanto tempo ser capaz de gerar vida”, disse ela.

“Estava tão animada que abracei o veterinário. É um tanto bizarro quando se pensa em tudo o que foi feito, mas os filhotes são demais”, acrescentou Robyn. “Todos querem tocá-los e agora eles são mundialmente famosos, porque o pai era uma lenda”.

Troy foi vencedor do Campeonato de Sweepstakes no Royal Melbourne – Austrália – de 1989, evento anual muito conhecido por criadores. No entanto, o campeão morreu cinco anos mais tarde.

O sêmen ficou armazenado por mais de 20 anos, até que foi testado pelos estudiosos da Universidade de Monash, em Melbourne. Os pesquisadores descobriram que os espermatozóides ainda tinham condições de nadar e fecundar.

Star foi inseminada artificialmente e deu à luz a dois filhos e uma filha 17 anos após a morte do pai.

Filhotes posam em frente ao retrato do pai, o vencedor de concursos. - M&YFilhotes posam em frente ao retrato do pai, o vencedor de concursos.
Crédito: M&Y

Robyn já escolheu os nomes dos filhotes: Eternity, Retrospect e Back to the Future – em tradução livre significando Eternidade, Retrospecto e De Volta para o Futuro.

Stuart Mason, veterinário da Universidade de Monash, disse que utilizou uma nova técnica europeia e que se surpreendeu com o fato de um esperma congelado há tanto tempo ainda gerar filhotes tão saudáveis.

“Foi uma experiência maravilhosa. Estamos tão empolgados quanto Robyn com o sucesso de tudo isso”, conta o Dr. Mason. “Na Austrália, é bastante raro um processo bem-sucedido com esperma armazenado por tantos anos”, completa.

Os filhotes estão sendo cuidados por humanos enquanto Star se recupera. Eles serão mantidos sob temperatura constante de 23° C por 10 dias e alimentados com mamadeiras de hora em hora.

Artigo AnteriorPróximo Artigo