Notícias

Esterilização: bom para seu pet, ótimo para sua cidade

Muita gente ainda torce o nariz quando o assunto é a castração de seus bichos de estimação. É comum os donos acharem que ele ficará gordo e apático, mas isso só acontece se o animal não se exercitar regularmente e não for estimulado a brincar.

CCZ/SP tem 346 cães e 57 gatos à espera de um lar - FlickrCCZ/SP tem 346 cães e 57 gatos à espera de um lar
Crédito: Flickr

A esterilização só traz benefícios para a saúde do seu pet, pois previne várias doenças. Uma fêmea operada antes do primeiro cio tem o risco de adquirir câncer de mama e infecção uterina diminuído em 90%; um macho castrado antes dos seis meses tem menos chances de ter tumor na próstata e ou no testículo. Ambos ficam livres de contrair doenças sexualmente transmissíveis e de perpetuar doenças genéticas como epilepsia, catarata, displasia coxofemoral etc.

Além disso, a castração evita, nos machos, a marcação de território pela urina – aqueles xixis indesejáveis em toda casa -, diminui a agressividade e evita fugas. Os gatos, em particular, ficam mais caseiros, não vão para muito longe em busca de fêmeas no cio e não se envolvem tanto em brigas. As gatas se tornam menos nervosas e, como não têm cio, menos barulhentas.

Abandono

Um dos maiores problemas que os municípios enfrentam atualmente é o abandono de animais, consequência, entre outras coisas, da falta de informação a respeito da castração. Não, é claro que você não irá desamparar seu bichinho, mas, infelizmente, muitas pessoas deixam suas fêmeas procriarem livremente e largam seus filhotes à própria sorte.

De acordo com a PEA (Projeto Esperança Animal), uma cadela e seus descendentes podem gerar até 73 mil cães; uma gata e seus descendentes podem gerar até 240.000 gatos. Isso em apenas seis anos. “Com a castração, damos um passo importante para conter o ciclo de abandono de animais”, afirma Gabriela Toledo, médica veterinária e presidente da PEA, que vê nessa atitude “um ato de amor, respeito pelos animais e cidadania”.

Para minimizar esse problema, o CCZ/SP (Centro de Controle de Zoonoses de São Paulo) tem, desde 2001, o Programa Permanente de Controle Reprodutivo de Cães e Gatos, que prevê a esterilização cirúrgica gratuita dos pets através de convênios com entidades sem fins lucrativos e clínicas veterinárias. No ano passado, cerca de 50 mil animais passaram pelo procedimento e, este ano, a expectativa é dobrar esse número. Só em seu abrigo, o CCZ/SP tem 346 cães e 57 gatos à espera de um lar responsável.

O abandono de animais, além de ser um ato de covardia e crueldade, é um crime de maus-tratos, previsto na lei federal no. 9.605/98, Art.32, e quem o pratica está sujeito a pagar multa e à prisão de três meses a um ano.

Então não perca mais tempo. Se seu pet ainda não foi castrado, leve-o ao veterinário, peça que ele explique a você todo o procedimento. Quem ama um bichinho, zela, não só pela sua saúde, mas também pelo bem-estar dos outros animais.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Comments