Notícias

Formigas tem “GPS” nas antenas

CC conte di Luna - Insetos utilizam minerais para criar uma bússola particular e saber a sua localização title=Insetos utilizam minerais para criar uma bússola particular e saber a sua localização
Crédito: CC conte di Luna

Enquanto os GPS (sistema de posicionamento global) utilizados pelos seres humanos são aparelhos caros que precisam do apoio de satélites de duas toneladas orbitando o planeta, as formigas possuem pequenos imãs nas antenas que fazem o mesmo serviço.

Os cientistas sempre questionaram qual era o segredo do incrível senso de direção das formigas, insetos que são capazes de encontrar alimento muito longe de sua morada, e sabem sincronizar as suas migrações com o eixo da Terra. Agora, cientistas da Universidade de Munique publicaram no Journal of the Royal Society Interface que uma espécie brasileira, a Pachycondyla marginata, utiliza minerais do solo para criar pequenas bússolas nas antenas e manter sua migração a exatos 13 graus em relação ao eixo norte-sul da Terra.

Nem todas as espécies de formiga utilizam esse método para se localizar. Variedades do deserto, por exemplo, desenvolveram um aguçado senso de visão. Porém diversas outras espécies de animais podem usar esse sistema magnético para se localizar, como peixes, aves, borboletas, moscas, abelhas, morcegos, tartarugas e muitos outros.

Artigo AnteriorPróximo Artigo