Notícias

Pets respondem por 1 em cada 100 quedas acidentais

Craige Moore - Apesar da aparência dócil, cães e gatos podem causar quedas graves em seus donos title=Apesar da aparência dócil, cães e gatos podem causar quedas graves em seus donos
Crédito: Craige Moore

Eles são companheiros de todas as horas, mas um estudo norte-americano demonstrou que os animais de estimação também podem oferecer perigo aos donos. De acordo com pesquisadores do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA, diariamente, cerca de 235 pessoas acabam parando no hospital depois de quedas causadas por seus bichinhos. O dado equivale a quase 86 mil pessoas lesionadas por ano.

Vale lembrar que cães estão presentes em 43 milhões de lares americanos, enquanto gatos estão em 37,5 milhões, ou seja, o potencial de quedas ainda é grande. Segundo a pesquisa, realizada entre 2001 a 2006, cerca de 88% das quedas estavam relacionadas com cachorros. Ainda de acordo com o estudo, as mulheres são as maiores vítimas, além dos idosos e jovens com menos de 14 anos.

Para evitar problemas, especialistas indicam o adestramento para cães de grande porte, além daquelas raças com mais propensão ativa. Outra boa dica é sempre manter guardados os brinquedos dos cães, principalmente bolinhas, que ficam espalhadas pelo caminho.

O estudo foi publicado no Morbidity and Mortality Weekly Report, e analisou os acidentes que foram atendidos nos 66 principais hospitais dos EUA. O relatório também destaca que o número apresentado de quedas ainda pode ser maior, já que não foram considerados atendimentos feitos em clínicas particulares.

Artigo AnteriorPróximo Artigo