Notícias

Panda esconde gravidez e surpreende veterinários

Os veterinários nem desconfiaram. Apenas acharam estranho seu comportamento nos últimos dias, já que não deixava ninguém se aproximar. Mas Lin Hui surpreendeu a todos quando, de repente, apareceu com um recém-nascido. A panda gigante de 8 anos, recebeu uma inseminação artificial há 3 meses com o sêmen de Chang Chuang, seu parceiro.

Apesar de viverem juntos há quase uma década no zoológico Chiang Mai, na Tailândia, eles não demonstraram o mínimo interesse em reproduzir. O baixo apetite sexual do panda gigante já é conhecido e colabora para que a espécie apareça na lista de animais ameaçados de extinção.

No ano de 2006, veterinários perceberam que o excesso de peso do macho poderia prejudicar a copula, com Lin Hui. Por isso ele foi submetido a uma rigorosa dieta. Os médicos ficaram esperançosos após Chang Chuang eliminar sete quilos. Após o regime, tentaram animar o panda com vídeos que exibiam o cruzamento entre animais de sua espécie. Mesmo assim, Chang Chuang não demonstrou um pingo de interesse por Lin Hui.

Desanimados e já sem esperanças, e diante da apatia do urso bonachão, os veterinários resolveram partir para a inseminação artificial em 2007. Mas a tentativa foi em vão. Lin Hui não engravidou. Há três meses uma nova inseminação foi realizada. E para a surpresa de todos, a panda gigante concebeu um pequeno panda, nascido nesta semana.

O filhote, ainda sem nome, é chinês, já que seus pais foram doados pela China, mas nos próximos dois anos será criado na Tailândia. E para acompanhar o desenvolvimento do pequeno, uma equipe chinesa deve ir ao zoo tailandês para cuidar do bebê panda.

Artigo AnteriorPróximo Artigo