Notícias

Vida marinha tem diminuído devido a pesca indiscriminada

SXC Auro Queiroz - Mares podem em breve cair a nível insustentável title=Mares podem em breve cair a nível insustentável
Crédito: SXC Auro Queiroz

Para tentar buscar alternativas para impedir que o número de animais marinhos seja reduzido ainda mais, cientistas de todo o mundo se reuniram em uma conferência internacional, nos dias 26 a 28 de maio. Chamado de Past II, o encontro aconteceu em Vancouver, Canadá, e teve em sua pauta as principais mudanças nos ecossistemas marítimos, as razões econômicas e sociais para o fato, assim como as consequências das alterações e exemplos históricos de recuperação de ecossistemas.

Durante o evento, cientistas denominaram “alarmante” a situação do meio ambiente marinho nos últimos séculos devido à atividade humana, chegando a um nível “insustentável”. O “Past II” é organizado pelo programa de História das Povoações Animais Marinhas do Censo da Vida Marinha. O órgão pretende apresentar em 2010 o primeiro relatório de todas as formas de vida que existiram e existem nos oceanos.

Em entrevista à agência de notícias Efe, Poul Holm, professor do Trinity College de Dublin e diretor do programa de História das Povoações Animais Marinhas, declarou que a atividade humana já explorou mais do que os oceanos poderiam produzir e que alguma coisa precisa ser feita antes que a situação torne-se “insustentável”.

Artigo AnteriorPróximo Artigo