Notícias

Arraias das Ilhas Caiman sofrem com turismo ecológico

CC kthypryn - Densidade de animais facilita a transmissão de parasitas title=Densidade de animais facilita a transmissão de parasitas
Crédito: CC kthypryn

A “Cidade das Arraias” é um famoso ponto turístico nas Ilhas Caiman onde os animais são encontrados em abundância nos rasos bancos de areia, e milhares de visitantes podem interagir e até alimentar os peixes na mão. Mas um estudo recente mostra que a diversão pode não ser assim tão inofensiva, ao menos não para as arraias.

A pesquisa analisou amostras de sangue dos animais marinhos e descobriu que o sistema imunológico deles estava mais fraco, além de estarem com a saúde pior do que aqueles que não possuem contato extenso com seres humanos.

O estudo mostrou um dos perigos invisíveis do turismo ecológico: colocar seres humanos em contato com animais que não possuem sistema imunológico apropriado para muitas doenças trazidas pelo homem. Outros fatores encontrados são que as arraias se machucam regularmente nos barcos e a grande quantidade de peixes facilita a proliferação de parasitas.

Especialistas também afirmam que conclusões semelhantes à da Cidade das Arraias estão aparecendo em populações de golfinhos e tubarões que interagem com os humanos. Por outro lado, o turismo ecológico ajuda a conservar as arraias que provavelmente seriam pescadas se não houvesse o constante fluxo de turistas.

Artigo AnteriorPróximo Artigo