Espécie Bavette

Sociável e inteligente, o Tentilhão-das-Ervas de cauda longa, ou simplesmente Bavette de Cauda Longa, possui um atrativo todo especial. Trata-se de sua comunicação aguçada feita por meio de sons e gestos. Para se comunicarem em uma situação de perigo, por exemplo, as aves produzem um assobio de “alerta” bastante alto, que usam para avisar quando um predador, um estranho ou o próprio dono se aproximam. Emitem também uma “saudação” sonora ao se encontrarem com outro Bavette, acompanhada por um aceno da cabeça.

O canto do animal é exclusividade dos machos e serve para a atrair a fêmea para o acasalamento. São postos de quatro a seis ovos por gestação, sendo encargo do macho e da fêmea chocarem seus filhotes. Durante a gestação as aves apreciam pequenos pedaços de ovo cozido uma vez ao dia.

Ativas e nem um pouco tímidas, quando em cativeiro, as aves se movimentam o dia todo, inclusive pelo chão. A noite, não dormem em poleiros ou ramos de árvore, preferindo o aconchego de um ninho. Apesar de viverem em bandos na natureza, o Bavette pode se mostrar arredio ao conviver com muitas aves no cativeiro.

Ficha Técnica

Nome Popular: Tentilhão-das-Ervas de Cauda Longa, Bavette de Cauda Longa
Nome Científico: Poephila acuticauda
Distribuição: Austrália
Família: Emberizidae
Tamanho: 10 a 15 cm
Cores: corpo amarelado, asas castanho claro, cabeça azul claro, papo preto e bico vermelho.
Tempo de Vida: 8 a 10 anos

Histórico

Esta bela ave é originária da Austrália e apresenta três espécies distintas (cauda longa, cauda curta e mascarado) das quais se subdividem em mais de 10 subespécies diferentes. O pássaro é da família Emberizidae, que engloba espécies principalmente da América Central e do Sul, como o Cuban Finsh (Cantor de Cuba) e o Tico-Tico.

Cuidados e Dicas

Durante a primeira semana de vida, as crias do Bavette precisam de uma fonte de proteína animal em sua dieta. Neste caso, pequenos vermes podem ser dados aos filhotes.

Após cinco semanas de vida, é aconselhável retirar a cria da gaiola, uma vez que o macho pode não tolerar os filhotes por perto.

Curiosidades

Além da versão mais comum do Tentilhão-das-Ervas de Cauda Longa, há uma variedade de corpo e cabeça amarelada.

Não se deve acasalar Bavettes de espécies diferentes. Isso porque as aves podem nascer estéreis, com diversos problemas de saúde, além de perderem as características típicas das espécies.

Artigo AnteriorPróximo Artigo