Espécie Bicudo

Chamado de Bicudo devido ao bico grande e largo, o pássaro é muito popular pelo seu belo canto. A exemplo do Curió, a ave também participa de diversos concursos de canto, tendo sua voz muito apreciada por seus criadores.

Atualmente existem dois tipos de Bicudo: o Oryzoborus crassirostris, que pode ser encontrado no Amazonas, e o Oryzoborus crassirostris maximiliani, encontrado no Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo.

A ave é de fácil criação, preferindo habitar em locais quentes, acima de 25º. No entanto, se o criador deseja ter mais de um casal,é importante que eles não se vejam e vivam em outra gaiola, principalmente na época da criação, pois o Bicudo gosta de defender seu território.

Ficha Técnica

Nome Popular: Bicudo
Nome Científico: Oryzoborus Crassirostris Maximiliani, Oryzoborus crassirostris
Distribuição: Brasil
Família: Emberizidae
Tamanho: 16 a 18 cm
Cores: o macho é preto, com uma mancha branca na asa. Seu bico pode ir desde o branco amarelado ou rosado até o preto. Já a fêmea é toda marrom com o bico preto.
Tempo de Vida: 15 anos

Histórico

A ave é originária da América do Sul e América Central e pode ser encontrada no Brasil, principalmente nos Estados do Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo. Os animais habitam lugares úmidos e quentes como brejos, lagos e beiras de rios. Os pássaros desse gênero são caracterizados por terem o bico robusto e cônico, próprio para esmagar sementes.

Existem atualmente duas espécies de Bicudo e nove subespécies, sendo o Oryzoborus crassirostris e o Oryzoborus crassirostris maximiliani, os mais populares.

Cuidados e Dicas

A alimentação da ave é à base de alpiste e painço, mas pode ser complementada com arroz com casca e verduras como escarola, almeirão e couve.

É preferível o uso de gaiolas de arame em vez das de madeira, uma vez que as de madeira, facilitam o aparecimento e proliferação de parasitas, fungos e umidade.

Curiosidades

A fêmea do Bicudo bota de 2 a 3 ovos, demorando cerca de 13 dias para que a cria seja chocada. Se o filhote for tratado corretamente, sairá do ninho com 13 dias.

Artigo AnteriorPróximo Artigo