Espécie Coruja

De temperamento tímido e discreto, as corujas são famosas por serem animais que atraem mau agouro e que servem de companhia para as bruxas. A explicação para a crendice é devido aos seus hábitos noturnos de atacar outros bichos. O estereótipo, contudo, não faz sentido, uma vez que em muitas culturas, o animal é visto como muito sábio e esperto.

Trata-se da ave de melhor audição, sem contar sua visão incrivelmente apurada. Tipicamente noturna, durante o dia a coruja aproveita para descansar, mas com os olhos sempre atentos ao menor dos movimentos. Muito úteis aos seres humanos, os pássaros podem se alimentar de grilos, insetos, ervas daninhas e ratos de plantações.

No cativeiro, a ave adulta come pedaços de carne, insetos como gafanhotos e larvas, pássaros e pequenos animais vivos. Isso porque elas não se acostumam facilmente com animais mortos.

Ficha Técnica

Nome Popular: Coruja
Nome Científico: Tyto alba
Distribuição: presente em todos os continentes com exceção da Antártida
Família: Strigidae
Tamanho: de 17 a 51 cm dependendo da espécie
Cores: Suas penas são uma mistura de branco amarelado, preto, cinza e marrom.
Tempo de Vida: de 15 a 20 anos

Histórico

É praticamente impossível identificar apenas um local de origem das Corujas, uma vez que existem diversas espécies, além de estarem presentes em praticamente todo o globo terrestre, com exceção da Antártida.

Atualmente existem duas famílias que apresentam espécies diferentes de Corujas, a Strigidae que engloba quase 20 gêneros diferentes, e a Tytonidae, também conhecida como Suindaras. Há registros fósseis, inclusive, de algumas aves pertencente a esta família datadas do período Eoceno, da era Cenozóica. Vale lembrar também que as Suindaras estão presentes em grande parte do globo, estando ausentes apenas no extremo norte da América do Norte, da África saariana e de latitudes temperadas nos trópicos.

Cuidados e Dicas

Não é indicado criar corujas de espécies diferentes em uma mesma gaiola, já que a maior atacará a menor. Outras espécies de aves também não são toleradas no viveiro.

Em cativeiro, a reprodução do animal é difícil. Já na natureza, acontece quando o macho leva uma presa para a fêmea. Se ela aceitar, dá-se o acasalamento.

Curiosidades

Os principais inimigos das corujas são os gaviões, cobras e gatos do mato.

No Brasil, existem cerca de 18 espécies de corujas diferentes, sendo as mais comuns a Suindara ou Coruja Igrejeira, que gosta de fazer ninhos nas torres de igreja ou em casas abandonadas; o Caboré do campo ou Coruja Buraqueira, que aproveita os buracos de cupim para morar e fazer seu ninho; a Coruja do Mato, e a Orelhuda.

As Corujas engolem pequenos animais por inteiro, para depois vomitarem pelotas com pelos e fragmentos de ossos.

Artigo AnteriorPróximo Artigo