Espécie Curió

Originário da língua tupi guarani, o nome Curió significa “amigo do homem” e define muito bem a principal característica do pássaro. Acredita-se que a ave gostava de viver perto da aldeia dos índios, costume que ela mantém até os dias de hoje com seus criadores. Dono de elegância e canto sem igual no mundo das aves, o Curió tornou-se um dos preferidos entre os amantes de pássaros em geral.

Seu canto é tão famoso que são realizados concursos por todo o Brasil afim de nomear o pássaro de melhor voz. O dom é desenvolvido logo quando filhote, ao ouvir e imitar a voz do pai. Porém, há quem defenda que o filhote só deva ouvir o pai cantar se este tiver um canto perfeito.

Sua procriação em cativeiro não é difícil, contanto que seja remontado o mesmo cenário em que o pássaro vivia naturalmente. A fêmea alcança sua maturidade sexual por volta de um ano, podendo gerar filhotes geralmente até os quatro anos.

Ficha Técnica

Nome Popular: Curió
Nome Científico: Oryzoborus angolensis
Distribuição: Brasil
Família: Emberizidae
Tamanho: 10 a 13 cm
Cores: todos os pássaros são marrons quando novos, contudo, depois de completarem 420 dias, os machos ganham uma coloração preta nas asas, com apenas uma pequena mancha branca. A barriga e o peito ficam na cor vinho. Já a fêmea é marrom com um tom mais claro no peito, mesmo quando adulta.
Tempo de Vida: 8 a 10 anos na natureza e até 30 anos em cativeiro.

Histórico

Este pássaro cantor de primeira linha é originário da América do Sul, mas é encontrado com maior frequência nas regiões litorâneas brasileiras, sobretudo, o litoral paulista. Seu nome científico (Oryzoborus angolensis) foi dado pelo zoólogo sueco Carolus Linnaeus, em 1766.

A ave pertence à família Emberizidae, e seu canto varia de acordo com o Estado onde habita. Ele encontra-se distribuído em quase todo território nacional, de Pernambuco ao Rio Grande do Sul, passando por Estados da região Centro-Oeste.

Cuidados e Dicas

O Curió, além de cantor é um imitador nato, por isso, não é aconselhável criá-lo com outras espécies de pássaros, porque ele aprenderá facilmente o canto delas, perdendo suas notas musicais características.

Curiosidades

Há uma grande variedade de cantos da ave, havendo casos de pássaros que emitem até 40 assobios diferentes em algumas regiões do Brasil.

O Curió bota apenas de um a três ovos por ninhada.

Para o treinamento da ave, existem até gravações em CD do canto de Curiós famosos, especiais para filhotes e para o aperfeiçoamento do canto dos adultos.

Artigo AnteriorPróximo Artigo