Espécie Papagaio

O nome correto do popular papagaio é Amazona de Testa Azul, também conhecida como Papagaio Verdadeiro ou Papagaio Baianinho. A ave possui temperamento dócil e não apresenta diferenças visíveis entre machos e fêmeas. De bico resistente, o animal não deve ser criado juntamente com outras raças e também não tolera mudanças bruscas de temperatura.

Monogâmicas, atingem a maturidade sexual aos três anos e botam de dois a quatro ovos por gestação. A família é famosa por sua longevidade. Em boas condições físicas, o animal pode viver até 50 anos.

Na natureza, podem ser encontradas em bandos em florestas tropicais. Sua alimentação deve ser à base de sementes e frutas com o objetivo de evitar a obesidade. Muito inteligentes, as Amazonas de Testa Azul desenvolvem rapidamente a capacidade de imitar a voz humana.

Ficha Técnica

Nome Popular: Amazona de Testa Azul
Nome Científico: Amazona aestiva
Distribuição: sudoeste do Brasil, Paraguai, Bolívia e Argentina
Família: Psitacidae
Tamanho: aproximadamente 37 cm
Cores: corpo predominantemente verde com penas de borda preta. A cor da cabeça apresenta tons de azul e amarelo, podendo haver alguns exemplares salpicados de vermelho e verde.
Tempo de Vida: até 50 anos

Histórico

A ave é originária da América Latina e tem como nome científico Amazona aestiva, termo concedido pelo zoólogo sueco Carolus Linnaeus, em 1758. Da família Psittacidae, a ave pode ser encontrada em regiões de mata úmida ou seca, em beira de rios e cerradões de países como Paraguai, Argentina e Bolívia. No Brasil, pode ser visto em regiões litorâneas, especialmente em São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná.

Cuidados e Dicas

A gaiola de criação para estas aves deve ter, pelo menos, 1 metro de largura por 4 metros de comprimento.

Como as aves possuem bicos fortes, as barras da gaiola devem ser resistentes. Possíveis suportes de madeira também precisam ser reforçados para que não sejam quebrados.

As sementes de girassol e amendoins são os alimentos favoritos dos papagaios, mas devem ser dados com moderação pois podem prejudicar a saúde da ave.

Curiosidades

Apesar do abacate ser uma fruta, não deve ser parte da dieta das aves. O alimento é um veneno para o animal.

Durante a gestação, o pássaro deve desfrutar de tranquilidade, caso contrário, ele pode abandonar o ninho e até mesmo a cria.

Trata-se da ave mais popular de estimação no Brasil.

Artigo AnteriorPróximo Artigo