Espécie Periquito Australiano

Famosa em todo o mundo, acredita-se que a ave tenha sido criada em cativeiro desde 1850. Apesar de seu nome, o pássaro se assemelha mais a um papagaio que a um periquito. Extremamente sociáveis, os Periquitos Australianos podem ser criados tanto em casais quanto em grupos maiores.

Muito resistentes, as aves podem ser criadas até em viveiros ao ar livre, contanto que tenham um abrigo para ficar durante as noites mais frias de inverno. Dóceis e inteligentes, podem aprender a dizer algumas palavras, no entanto, esse não é o seu ponto forte.

A diferenciação dos sexos se dá pela coloração de uma carne saliente localizada no topo do bico, que nas fêmeas, é marrom, enquanto nos machos, é azul. A alimentação da ave não muda muito em cativeiro. É a base de sementes, frutas como banana, maçã e mamão e algumas verduras verdes.

Ficha Técnica

Nome Popular: Periquito Australiano, Periquito Comum
Nome Científico: Melopsittacus undulatus
Distribuição: Austrália
Família: Psittacidae
Tamanho: 18 cm
Cores: sua plumagem natural é em tons de verde. As penas das costas e das asas são pretas, malhadas de amarelo, enquanto a face é amarela. No macho há uma carne saliente no bico de cor azul. Já a fêmea é em tom castanho.
Tempo de Vida: em média 12 anos

Histórico

Apesar do nome, Periquitos Australianos são mais próximos dos papagaios do que do grupo dos periquitos. Habitam as secas regiões internas do continente australiano, onde são encontrados em pequenos bandos. A espécie é extremamente nômade e pode viajar grandes distâncias em busca de melhores condições de alimento e água.

Cuidados e Dicas

Para ensinar o pássaro a falar, o ideal é treiná-lo desde filhote. Adultos não aprendem a falar.

A alimentação da ave pode ser com ração própria para Periquitos Australianos ou uma mistura de alpiste, painço, semente de girassol, aveia e milho verde.

Quando está pronta para acasalar, a saliência do bico da fêmea adquire cor marrom chocolate enquanto no macho o azul se intensifica.

Curiosidades

Devido às diversas décadas de cruzamentos, o periquito pode apresentar uma infinidade de variações de plumagem. Desde os tons mais comuns como o verde, azul, violeta, cinza e amarelo, aos tons mais exóticos como as versões albinas, malhadas e bicolores.

O seu nome científico significa papagaio de canto, com marcas onduladas.

Artigo AnteriorPróximo Artigo