Raça Basset da Westfália

O cão é uma variedade de pernas curtas do famoso Braco Alemão. Trata-se de um animal robusto, de corpo compacto e alongado. Suas orelhas, à exemplo do Basset Hound, são caídas e médias. A única cor aceita pela federação é o pelo ruivo para o dourado, com um manto negro nas costas. Outra característica desses sabujos é a marcação branca na cana nasal, na testa e um colar branco no peito, membros e ponta da cauda.

Apesar de pequeno, trata-se de um animal de natureza destinada à caça. Lebres, javalis e raposas são suas principais vítimas nas montanhas altas da Alemanha, onde o auxílio de cães é fundamental para a caça.

Outra qualidade é o seu fácil aprendizado, além de ser um cão extremamente obediente. De temperamento dócil, o Basset da Westfália é um animal muito leal e faz de tudo para agradar ao dono.

Ficha Técnica

Origem: Alemanha
Utilização: companhia
Porte: médio
Pelagem: pelo curto, liso, duro e denso
Cores: ruivo para o dourado, com um manto negro nas costas, e marcação branca característica dos sabujos na cana nasal, na testa e um colar branco no peito, membros e ponta da cauda
Temperamento: alerta, inteligente, dócil

Histórico

O cão é originário das regiões de Sauerland e Westfália, no oeste da Alemanha. Acredita-se que em sua linhagem estejam os Bassets e os grandes sabujos alemães como o Braco e, embora imagens da Idade Média já comprovem sua existência, só foi reconhecido e nomeado em 1886, sendo que em 1935 recebeu a certificação do Kennel Clube da Alemanha.

Cuidados e Dicas

Seu pelo curto não exige muitos cuidados, apenas uma escovação periódica para retirar os pelos mortos.

Curiosidades

O cão pode medir de 30 a 38 cm de altura, o que não intimida as vítimas, facilitando a captura por parte do Basset. Ele também consegue entrar facilmente em tocas de raposas, devido ao tamanho diminuto.

Os exemplares bicolores não são bem aceitos pelos criadores, bem como os cães com marcação preta ou marrom na cabeça.

Artigo AnteriorPróximo Artigo